10 de janeiro de 2025

Prefeitura de Boa Vista fortalece educação com ações de valorização e apoio aos professores


Iniciativas como capacitação contínua, prêmios de mérito e ajustes salariais refletem o compromisso da gestão municipal com o reconhecimento e o apoio aos educadores da cidade Profissionais da educação atuam em 140 escolas municipais espalhadas pela capital, zonas rurais e comunidades indígenas.
PMBV.
A Rede de Ensino de Boa Vista se destaca pelo esforço constante em aprimorar as condições de trabalho e criar um ambiente que favoreça tanto o desenvolvimento dos alunos quanto a valorização de educadores. Esses profissionais atuam em 140 escolas municipais espalhadas pela capital, zonas rurais e comunidades indígenas, desempenhando um papel fundamental na formação e no futuro de toda a comunidade.
Durante a gestão do prefeito Arthur, foram convocados cerca de 5 mil servidores, sendo 3.600 concursados da educação, números esses que superaram a quantidade de vagas ofertadas em cada certame. Um exemplo disso é o concurso de 2022, que ofereceu 771 vagas, mas convocou 1.226 pessoas.
Outro destaque da valorização dos professores em Boa Vista é a Gratificação de Incentivo à Docência (GID), instituída desde 2015 que, além de ser um reconhecimento do esforço e da dedicação dos educadores, foi flexibilizada para que os profissionais continuem recebendo o benefício mesmo em períodos de licença remunerada.
Educação de qualidade e valorização dos servidores é prioridade da gestão municipal.
PMBV.
“Investir na educação é uma das prioridades da nossa gestão. Aprovamos o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos professores, com reajustes salariais que foram acima da inflação e outros benefícios importantes para os profissionais. Medida que reflete a nossa preocupação com a estabilidade e a segurança financeira dos servidores. Temos também os prêmios Meritocracia e Gestão que reconhecem as boas práticas nas salas de aula. Ações como essas, somadas à construção de novas escolas e convocação de servidores aprovados em concursos, refletem na qualidade do ensino em Boa Vista”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Dentre os benefícios do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da educação, a atual gestão concedeu reajuste do vencimento inicial do professor de nível superior em 13% e reajuste do vencimento inicial do professor de nível médio em 18%, retroativos a janeiro de 2023; como também a criação da Promoção Funcional, que consiste no aumento do vencimento do profissional por tempo de serviço; a ampliação de 5 para 7 classes as carreiras de professor; dentre outros.
Reconhecimento educacional que nasce nas salas de aula
Entre as iniciativas que reforçam o compromisso da gestão, destaca-se o Prêmio Meritocracia que, em 11 anos, já reconheceu mais de 2 mil professores, consolidando-se como um marco na valorização da docência em Boa Vista.
O prêmio celebra o talento que nasce nas salas de aula da Educação Básica da rede municipal em 16 categorias. Homenageia desde professores bilíngues, que ensinam em Wapichana e Macuxi, até educadores de libras, braille, arte e educação física. Esses profissionais, com dedicação e paixão, adaptam estratégias, criam soluções e levam o aprendizado muito além dos livros.
Professores são reconhecidos com o Prêmio Meritocracia
PMBV.
Este prêmio, além de ser um incentivo à busca por novas metodologias de ensino, também proporciona uma recompensa financeira, equivalente a uma remuneração mensal, motivando os profissionais a buscar excelência no ensino.
A prefeitura também valoriza as ações de gestão e desenvolvimento educacional das escolas de Boa Vista com o Prêmio Municipal Referência em Gestão Escolar Profª. Delacir de Melo Lima, que em sua 12ª edição consagrou 16 escolas vencedoras.
Capacitação como prioridade
Antes do início de cada ano letivo, os profissionais da Educação Municipal participam da Semana Pedagógica, um evento tradicional voltado à capacitação por meio de palestras, oficinas e atividades práticas.
A formação contínua é outro pilar da gestão educacional de Boa Vista. Ao ingressar na rede municipal, os educadores recebem treinamento especializado e são equipados com Chromebooks, ferramentas essenciais para o planejamento pedagógico, promovendo a inclusão digital e o uso da tecnologia como aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Mais Notícias