Alunos afetados pela transferência são das escolas Professora Marilda Prado Yamamoto e EMEF Aldeeira Sophia de Faria Rosa Martins Ferreira, que ficam no complexo conhecido como Jardim dos Estados. Escola Jardim dos Estados, em Taubaté
Reprodução/Google Street View
Parte dos alunos das escolas do complexo municipal Jardim dos Estados, em Taubaté, será transferida para outras escolas da cidade assim que as aulas começarem, por causa de problemas estruturais no prédio.
A medida foi anunciada nesta terça-feira (4) pela Prefeitura de Taubaté, dois dias antes do início das aulas da rede municipal. A compra do espaço pela gestão do ex-prefeito Saud (PP), onde funcionava uma escola particular, é questionada pelo Ministério Público na Justiça – veja mais abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A prefeitura afirma que a transferência dos alunos do Complexo Jardim dos Estados, como é conhecido o local, foi decidida após uma vistoria da Defesa Civil e da Secretaria de Obras. O complexo abriga as escolas Professora Marilda Prado Yamamoto, da Educação Infantil, e Aldeeira Sophia de Faria Rosa Martins Ferreira, da Educação Fundamental.
Na vistoria, a prefeitura identificou a necessidade de interditar todo o espaço onde funcionava a escola Professora Marilda Prado Yamamoto. A escola Aldeeira Sophia de Faria Rosa Martins Ferreira, por sua vez, teve o piso superior fechado emergencialmente e o primeiro pavimento parcialmente interditado.
“O laudo apontou comprometimento estrutural, especialmente nas áreas do telhado e nas estruturas de sustentação”, explicou a Prefeitura de Taubaté.
Prefeitura interdita escolas em Taubaté
Transferência dos alunos
Os alunos afetados serão transferidos a partir de quinta-feira (6). Segundo a prefeitura, os pais já foram informados da mudança.
Os 53 alunos da escola Professora Marilda Prado Yamamoto serão realocados para o prédio onde funcionava a creche ‘Mamãe Coruja’, que fica na rua Eurico Pereira Pena, no bairro Jardim Califórnia. A unidade fica a 600 metros do complexo Jardim dos Estados.
Em relação à escola Aldeeira Sophia de Faria Rosa Martins Ferreira, os alunos dos 4° e 5° anos serão transferidos para a escola Anna dos Reis Signorini (Sedes).
Já os alunos dos 1°, 2° e 3° anos vão permanecer no Jardim dos Estados, na parte do prédio que segue apta para uso, sem riscos estruturais.
Complexo Jardim dos Estados
O complexo Jardim dos Estados é a antiga escola particular Saad. O espaço foi comprado pela Prefeitura de Taubaté em 2021, por cerca de R$ 21 milhões, e se tornou municipal.
Em julho de 2024, o Ministério Público denunciou o prefeito José Saud (PP) por improbidade administrativa por supostas irregularidades na compra do prédio. Ainda não há decisão da Justiça, que negou pedido em caráter de urgência da promotoria para indisponibilidade de bens dos citados.
Na ação, o promotor José Carlos de Oliveira Sampaio afirma que a desapropriação foi motivada por interesses particulares de Saud e que houve sobrepreço de R$ 3,4 milhões na compra do imóvel.
O g1 tenta contato com o ex-prefeito José Saud (PP).
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina