11 de janeiro de 2025

Prefeitura encerra demolição do edifício São Pedro e anuncia mudanças no trânsito para obras da região

Edifício na orla da capital cearense teve processo de demolição iniciado em março deste ano. Obra para retirar os escombros do prédio continua. Terreno onde ficava o edifício São Pedro após conclusão dos serviços de demolição
Daniel Calvet/Prefeitura de Fortaleza
Os serviços de demolição do Edifício São Pedro, que começaram em março deste ano, foram oficialmente concluídos na última quinta-feira (6) com a retirada dos detritos, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza. Com a conclusão da demolição, o trânsito na região vai ser alterado para obras de requalificação. (Veja abaixo)
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A derrubada do edifício propriamente dita já havia terminado no dia 20 maio. De lá para cá, a empresa responsável pelas obras estava realizando o chamado serviço de carga, que é a retirada do material da demolição do local e envio para reciclagem.
Ao todo, o desmonte do prédio gerou 23.400 toneladas de material, o que representa 1.300 caçambas de 12 m³. Estes sedimentos passaram por uma usina de reciclagem, onde foram convertidos em um material conhecido como BGS Reciclado (Brita Graduada Simples), que é utilizado na terraplanagem de obras viárias.
LEIA TAMBÉM:
Do luxo às ruínas: conheça a história do Edifício São Pedro, que já foi considerado o ‘Copacabana Palace cearense’
Em condições precárias, Edifício São Pedro é isolado durante obras na Praia de Iracema
Com o fim das obras, foram retirados os tapumes que cercavam o terreno do prédio. Agora, o local deve ser cercado e ficar sob a responsabilidade dos proprietários. De acordo com a prefeitura, eles já assinaram o termo de ressarcir os cofres públicos pelos custos com a demolição, um valor de R$ 1,8 milhão.
A obra de demolição do edifício São Pedro começou em março, com previsão de conclusão em três meses. Segundo o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o prédio localizado na Praia de Iracema precisava ser demolido por estar em “situação precária e risco de desmoronamento”.
Confira aqui a linha do tempo das decisões sobre o destino do edifício.
Demolição do edifício São Pedro, em Fortaleza, é concluída
Após o anúncio da prefeitura, o Ministério Público do Ceará chegou a entrar com uma ação contra a demolição, mas ela não avançou. Em abril, a obra foi embargada por risco aos trabalhadores, mas foi novamente liberada 12 dias após novas medidas de prevenção de acidentes.
Mudanças no trânsito para obras
Com a fim da obra de demolição, a prefeitura anunciou a continuidade das obras de requalificação da Praia de Iracema, que incluem a requalificação das vias do entorno do edifício São Pedro e a construção de novas calçadas. Os serviços devem ter duração de 30 dias.
Para a execução das obras, o trânsito da região deve sofrer alterações. A avenida Beira-Mar será bloqueada no trecho entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. Assim, o condutor que seguiria para Av. Beira-Mar no sentido Praia de Iracema vai precisar trafegar pela avenida Historiador Raimundo Girão.
Também por conta da mudança de tráfego, as 20 linhas de ônibus que cruzam a avenida Historiador Raimundo Girão vão ter o itinerário alterado: os ônibus que seguem no sentido Papicu vão desviar pela rua Antônio Augusto para a avenida Monsenhor Tabosa e depois retomar o itinerário vigente.
São Pedro: do luxo às ruínas
Edifício São Pedro ajuda a contar a história de Fortaleza
O prédio foi inaugurado em 1951, sendo o primeiro a ter mais de três andares na Praia de Iracema. Ele surgiu como Iracema Plaza Hotel, consolidando uma era de luxo e lazer à beira do mar para os boêmios e visitantes da capital cearense. Era o começo da ocupação hoteleira na praia, que até então abrigava casas de veraneio.
O Edifício São Pedro era referência de luxo e boemia para os fortalezenses, tanto pela movimentação do hotel como pelo uso residencial. A proximidade com o mar e o clima festivo dos eventos sociais marcaram a memória de quem passou pelo imóvel.
Desde a década de 1950, o edifício tinha o uso dividido entre as atividades do hotel e apartamentos residenciais
Arquivo Nirez
O Edifício São Pedro esteve no centro de debates e decisões que tentaram o tombamento do imóvel
Natinho Rodrigues/SVM
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias