Animal foi encontrado dentro de imóvel comercial, na Vila Rio Branco. Prefeitura identifica 7º caso de raiva em morcego em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
A Vigilância de Saúde Ambiental (Visam) de Jundiaí (SP) identificou, na sexta-feira (14), mais um morcego positivo para raiva, na Vila Rio Branco. Este é o sétimo caso que a cidade registra em 2024.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A equipe foi acionada e esteve no local. O morcego, da espécie Myotis nigricans, foi encontrado em um imóvel comercial. Segundo o órgão responsável, ele não teve contato com humanos ou outros animais.
Equipes da Visam reforçaram as medidas contra a raiva na vila e orientaram os moradores, além de terem procurado por colônias nas proximidades.
Encontrei um morcego. O que faço?
Ao encontrar um morcego em situações incomuns, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia ou caídos no chão, o morador deve entrar em contato com órgãos responsáveis pelos telefones (11) 4589-6340, (11) 4589-6350 ou 156.
Havendo a possibilidade também deve-se isolar o cômodo onde o morcego foi encontrado e imobilizar o animal, colocando um balde, pote, pano ou caixa em cima dele. Uma equipe técnica vai até o local para fazer a retirada segura do animal.
Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcegos positivos para raiva.
Como proteger meus animais?
A prefeitura orienta também que os tutores de cães e gatos atualizem, todos os anos, a vacina antirrábica dos seus animais. O imunizante é oferecido gratuitamente pela Visam. O tutor precisa agendar um horário para aplicação da vacina. Os telefones são:
(11) 4589-6340;
(11) 4589-6350.
Os morcegos são animais protegidos por lei e são considerados úteis ao homem e à natureza. Por isso, é considerado crime ambiental matá-los ou agredi-los.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM