17 de janeiro de 2025

Prefeitura identifica 7º caso de raiva em morcego em Jundiaí

Animal foi encontrado dentro de imóvel comercial, na Vila Rio Branco. Prefeitura identifica 7º caso de raiva em morcego em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
A Vigilância de Saúde Ambiental (Visam) de Jundiaí (SP) identificou, na sexta-feira (14), mais um morcego positivo para raiva, na Vila Rio Branco. Este é o sétimo caso que a cidade registra em 2024.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A equipe foi acionada e esteve no local. O morcego, da espécie Myotis nigricans, foi encontrado em um imóvel comercial. Segundo o órgão responsável, ele não teve contato com humanos ou outros animais.
Equipes da Visam reforçaram as medidas contra a raiva na vila e orientaram os moradores, além de terem procurado por colônias nas proximidades.
Encontrei um morcego. O que faço?
Ao encontrar um morcego em situações incomuns, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia ou caídos no chão, o morador deve entrar em contato com órgãos responsáveis pelos telefones (11) 4589-6340, (11) 4589-6350 ou 156.
Havendo a possibilidade também deve-se isolar o cômodo onde o morcego foi encontrado e imobilizar o animal, colocando um balde, pote, pano ou caixa em cima dele. Uma equipe técnica vai até o local para fazer a retirada segura do animal.
Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcegos positivos para raiva.
Como proteger meus animais?
A prefeitura orienta também que os tutores de cães e gatos atualizem, todos os anos, a vacina antirrábica dos seus animais. O imunizante é oferecido gratuitamente pela Visam. O tutor precisa agendar um horário para aplicação da vacina. Os telefones são:
(11) 4589-6340;
(11) 4589-6350.
Os morcegos são animais protegidos por lei e são considerados úteis ao homem e à natureza. Por isso, é considerado crime ambiental matá-los ou agredi-los.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias