16 de outubro de 2024

Prefeitura prorroga intervenção na Santa Casa de Atibaia até o fim de 2025; entenda

Decreto foi publicado no último diário oficial da cidade. Unidade está sob intervenção desde 2001. Pronto-socorro da Santa Casa de Atibaia, SP
Reprodução/Street View
A Prefeitura de Atibaia prorrogou, até o fim de 2025, o período de intervenção na Santa Casa da cidade. A prorrogação da intervenção foi publicada no último diário oficial da prefeitura.
Segundo o decreto, a intervenção, que iria até junho de 2025, agora vai até o dia 31 de dezembro do ano que vem.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No decreto, a prefeitura cita que o hospital é o único com atendimento no convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) e que “o novo coletivo formado por servidores vem desempenhando um trabalho de reformulações na gestão da Santa Casa”.
O hospital está sob intervenção da prefeitura desde 2001. Em julho de 2022, a prefeitura, por meio de decreto, alterou a gestão da unidade. Na época, a unidade era alvo de uma série de reclamações e denúncias no atendimento e por falta de estrutura.
Desde então, a unidade passou a ser comandada por uma comissão formada por servidores de carreira da Secretaria da Saúde. O então interventor havia pedido demissão do cargo e o diretor do pronto-socorro havia sido exonerado.
Em outubro do ano passado, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Santa Casa de Atibaia entraram em greve. À época, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sinsaúde) de Campinas e Região, que representa a categoria, informou que o motivo da ação era por causa do descumprimento do acordo de piso salarial por parte da prefeitura da cidade.
O g1 acionou a Prefeitura de Atibaia sobre a prorrogação da intervenção, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. A matéria será atualizada caso a prefeitura se manifeste.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias