Segundo a Prefeitura do Rio, o trajeto do Bloco é “inadequado” e exigiria a mobilização de um grande contingente operacional para garantir a segurança dos foliões ao atravessar o Túnel da Lauro Sodré em direção a Copacabana. Bloco comandado por Carinhos de Jesus, que atravessa túnel na Zona Sul do Rio, não vai desfilar em 2025
Reprodução redes sociais
O Bloco Carnavalesco Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, que desde 1991 sai pelas ruas de Botafogo e Copacabana, na Zona Sul do Rio, não vai desfilar no carnaval de 2025. A Prefeitura do Rio e a Riotur não deram a autorização para o bloco esse ano por conta do seu trajeto, que foi considerado “inadequado”.
Segundo os órgãos de controle do município, o trajeto do Bloco Dois Pra Lá, Dois Pra Cá “exigiria a mobilização de um grande contingente operacional para garantir a segurança dos foliões ao atravessar o Túnel da Lauro Sodré em direção a Copacabana”.
Imprensa Que Eu Gamo, Suvaco do Cristo e outros blocos tradicionais do Rio se despedem do carnaval: ‘Fim do ciclo’, diz Rita Fernandes
Blocos do carnaval de rua do Rio: veja a lista oficial e faça sua busca
Veja a lista de blocos estreantes no carnaval do Rio em 2025
Em contato com o g1, a Riotur informou que tentou oferecer uma alternativa de percurso para os organizadores, sem a passagem pelo túnel. Contudo, segundo o município, a proposta não foi aceita.
Coreógrafo Carlinhos de Jesus comanda o bloco Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, em Botafogo
Tainah Vieira/Divulgação
Fundador e um dos organizadores do bloco, o coreógrafo Carlinhos de Jesus postou em suas redes sociais um comentário sobre a decisão da prefeitura. Ele disse entender o problema, mas pediu que o município possa rever esse critério para 2026.
“Eu entendo o posicionamento da prefeitura, mas vamos procurar esclarecer para o próximo ano, conciliar essa conversa para que possamos ter essa autorização, pois essa é uma característica do bloco”, disse Carlinhos de Jesus.
“Bloco de carnaval de rua tem as suas características populares, culturais e do seu trajeto (…) tem um percurso de tradição e o nosso é um exemplo. Vamos esperar para 2026, com fé em Deus nós vamos conseguir”, completou.
O bloco comandado pelo coreógrafo é tradicional na cidade por reunir samba e dança de salão. O ponto alto do desfile em todos os anos é a travessia do Túnel da Lauro Sodré, que liga os bairros de Botafogo e Copacabana.
Em nota, a Riotur informou que a decisão foi técnica e levou em consideração o número de foliões do bloco e o número de pessoas que precisariam trabalhar para garantir a segurança de todos durante a travessia do túnel.
“A Riotur esclarece que o Bloco Dois Pra Lá, Dois Pra Cá não recebeu autorização para desfilar em 2025 devido ao trajeto inadequado. A sugestão da prefeitura foi a de realizar o desfile em ruas internas com menor fluxo de trânsito, mas a organização do bloco não aceitou a proposta”, dizia a nota do órgão.
“Segundo o parecer assinado pela Riotur, CET-Rio, Guarda Municipal, Ordem Pública e Subprefeitura da Zona Sul o percurso exigiria a mobilização de um grande contingente operacional para garantir a segurança dos foliões ao atravessar o Túnel da Lauro Sodré em direção a Copacabana. Contudo, o número estimado de participantes pela organização do bloco, cerca de 1.000 pessoas, não justificaria essa operação em termos de viabilidade”, dizia mais um trecho da nota da Riotur.
Prefeitura veta travessia de túnel, e Carlinhos de Jesus cancela desfile do bloco Dois Pra Lá, Dois Pra Cá em 2025
Reprodução redes sociais