7 de janeiro de 2025

Presença da mulher no mercado imobiliário recebe atenção especial do CRECI/SC

Entre as iniciativas, o CRECI/SC lançou a cartilha “Não é não, entendeu?”, que aborda o tema do assédio No mês da mulher, marcado pelo 8 de março, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC) fez um balanço sobre as principais ações que atendem ao papel cada vez mais importante que as mulheres ocupam na sociedade e, particularmente, no mercado imobiliário.
Com um trabalho inovador e soluções concretas para as demandas da categoria, o CRECI/SC ajuda a construir um mercado propício ao crescente número de corretoras de imóveis devidamente credenciadas no Conselho, condição essencial para o exercício legal da profissão.
Para se ter uma ideia, enquanto o percentual histórico era de aproximadamente 33% de mulheres em relação aos homens, nos últimos dois anos esse número saltou para 40%.
Atento a essa tendência de crescimento, o CRECI/SC tem realizado atividades que efetivamente valorizam as corretoras de imóveis.
Em 2023, entre as 12 Comissões Temáticas criadas para tratar de assuntos de interesse da categoria, foi instituída a Comissão da Mulher Corretora. O grupo editou uma cartilha especial sobre a questão do assédio, organizou eventos com centenas de mulheres e participou de palestras organizadas pelo CRECI de São Paulo (Combate à Violência Contra a Mulher) e CRECI do Rio de Janeiro (Mulheres que Constroem – Parte 2), em ambos representado pelas corretoras de imóveis Andréia Schneider e Lilian Gutierres.
“A criação da Comissão da Mulher Corretora de Imóveis do CRECI/SC foi um grande passo para desenvolvermos ações concretas e nossa participação neste evento em São Paulo mostra a valorização das mulheres pelo Conselho”, lembrou Andreia Schneider.
Lilian Gutierres destacou “o excelente conteúdo do Programa do CRECI/SP e das palestras realizadas, que certamente ajudarão muito no trabalho que estamos realizando de forma inédita junto às corretoras de imóveis de Santa Catarina”.
Cartilha traz informações e dicas de prevenção ao assédio
Publicação mostra preocupação do CRECI/SC com um dos maiores problemas vividos pelas corretoras de imóveis
Miguel Serrão
Entre as corretoras de imóveis brasileiras, 61% afirmaram ter sofrido assédio sexual, moral ou verbal, sendo que 21% não denunciaram por medo de perder o emprego e por não acreditarem em punições. Os dados são da pesquisa Mulheres no Mercado Imobiliário, realizada em 2021 pela Datastore, em parceria com a especialista em marketing imobiliário Raquel Trevisan e o movimento Mulheres do Imobiliário.
Preocupado com essa realidade, o CRECI/SC lançou a cartilha “Não é não, entendeu?”, que aborda o tema do assédio.
O material traz, entre outras informações, algumas dicas importantes para a prevenção do assédio. Além de sugerir às empresas uma governança para lidar com essas situações, com investigação, código de ética e mecanismos de monitoramento, outras atitudes podem ajudar no dia a dia das corretoras de imóveis:
Exigir documento com foto de todas as pessoas que visitarem o imóvel;
Pedir o preenchimento de ficha de visita com direito a filmagem no atendimento para sua segurança;
Botão do pânico conectado à imobiliária responsável ou outro contato para ajuda imediata;
A mulher deve ter sempre um protocolo para compartilhar sua localização, e precisa se prevenir em relação ao horário, ou seja, ir sempre na hora agendada, preferencialmente durante o dia;
Estar acompanhada também é adequado, principalmente em ambientes mais inóspitos e desconhecidos pela profissional;
Nunca deve deixar a chave na porta e sim ficar na posse da corretora, de modo a deixar vias de rotas de fuga sempre abertas e disponíveis.
“Abordar com seriedade a questão do assédio é um dos compromissos cumpridos por nossa gestão e fizemos isso com a cartilha e outras iniciativas”, lembrou o presidente do Conselho, Fernando Willrich.
Um outro exemplo foi a reunião realizada com a Coordenadoria da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCA- MI) da Polícia Civil do Estado, para buscar apoio no combate à importunação sexual e a discriminação que afetem o exercício profissional no mercado imobiliário. O encontro deu início a uma união de esforços para implementar as ações do CRECI/SC, alinhadas com as políticas públicas.
“Com essa e outras medidas concretas que estamos tomando, inclusive com um levantamento da realidade estadual do assédio no estado, o CRECI/SC contribui para a construção de uma sociedade e um mercado melhor, onde as pessoas possam viver livres de discriminação e trabalhar com dignidade”, ressaltou a 1ª vice-presidente Rúbia Tânia Welter, que convidou a vice-governadora Marilisa Boehm para participar da campanha de combate ao assédio à mulher no mercado imobiliário.
A entidade deseja contar com a vasta experiência da vice-governadora na área, como a criação da primeira Delegacia da Mulher em Joinville e o enfrentamento dos mais variados tipos de violência durante a carreira na Polícia Civil. A ideia inicial é que a vice-governadora faça palestras em eventos organizados pelo CRECI/SC em todo o estado.
Depois de uma palestra histórica, escritora volta na programação de um mega evento
Depois do sucesso em 2023, palestrante Chai Carioni volta a participar de um evento do CRECI/SC nos dias 29 e 30 de abril, em Balneário Camboriú
Renato Gama
Há um ano, também no mês da mulher, uma palestra promovida pelo CRECI/SC fez história ao levar um público de mais de 500 corretoras de imóveis ao auditório do Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Na ocasião, a plateia ouviu as dicas da escritora best-seller e mentora Chai Carioni para um melhor posicionamento das mulheres no mercado. A atividade fez parte dos mais de 100 eventos gratuitos promovidos pelo Conselho em 2023, ano do cinquentenário da entidade, e que reuniram um total de 12 mil corretores de imóveis, em 40 municípios do estado.
Após esse sucesso, Chai Carioni estará de volta para o encerramento da programação do mega evento que o CRECI/SC realizará nos dias 29 e 30, no Espaço FG, em Balneário Camboriú. Serão diversas palestras, com nomes de destaque como Rafael Landa, Patrícia Fernandes, Wagner Bonatto, Edgar Ueda, Janessa Testoni (“Qual é o meu lugar?”), Andréia Malutta (“Carreira e Saúde Mental”); Marcele Machado, Karina Smaniotto, Vivi Mondardo e Lilian Gutierres (Painel “Rumo ao topo”), além do painel “Vivências de sucesso no mercado imobiliário”. A abertura será feita pelo presidente Fernando Willrich.
Acompanhe a programação deste e de outros eventos do CRECI/SC pelo Instagram @crecisc.
Acesse creci-sc.gov.br e saiba mais sobre os descontos do Clube de Benefícios, os cursos gratuitos da UNICRECI/SC, o Plano de Saúde, a Sala do Corretor e muito mais!
Para participar da Comissão da Mulher Corretora envie e-mail para presidente@creci-sc.gov.br.

Mais Notícias