Presépio foi criado pelo artista plástico Luiz Onivaldo Bizuti e montado no Hospital da Criança de Maternidade de São José do Rio Preto (SP). Presépio infantil encanta crianças e famílias no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto
Divulgação/HCM
Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) recebe a versão especial do presépio de Natal com personagens infantis, incluindo Maria, José e o Menino Jesus.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Elaborada pelo artista plástico Luiz Onivaldo Bizuti, conhecido como “Seu Bizuti”, de 74 anos, a obra está exposta na área de emergência da instituição de saúde e foi projetada para entreter as crianças em tratamento, proporcionando momentos de alegria e descontração.
Todos os personagens do presépio são representados por figuras infantis, incluindo Maria, José e o Menino Jesus.
O trabalho foi confeccionado em acrílico, garantindo que pudesse ser higienizado de forma prática, respeitando as normas de um ambiente hospitalar. A montagem da obra também permite que o presépio seja levado até os quartos das crianças que não podem se deslocar para vê-lo pessoalmente.
“Espero que as crianças se distraiam com o presépio e, se estiverem sentindo dor, que por alguns minutos consigam esquecer isso,” destacou o artista plástico.
Em entrevista ao g1, Silvia Kawata, gerente de hospitalidade do HCM, relembrou a reação inicial das crianças e de familiares que frequentam o local. Segundo ela, foi uma surpresa, seguida de curiosidade e interação. “Essa ação promove momentos de distração para crianças que chegam com dor ou medo, refletindo positivamente também nos pais. Além disso, fortalece o vínculo entre pacientes, familiares e profissionais de saúde,” afirmou.
O presépio tem acabamento em acrílico para cumprir as normas do ambiente hospitalar e ser facilmente transportado para o quarto das crianças que não podem ir vê-lo
Divulgação/HCM
🎁 A tradição do presépio
Além da versão em miniatura, o tradicional presépio da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), também é obra de “Seu Bizuti” e há 30 anos encanta alunos, funcionários e visitantes nos corredores da instituição. A tradição começou em 1994, quando Bizuti, colaborador da Famerp há 55 anos, recebeu um presépio de uma professora e se apaixonou pela arte de montá-lo.
“Seu Bizuti” ao lado do presépio confeccionado para a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp)
Divulgação/HCM
Inicialmente, “Seu Bizuti” apenas decorava os ambientes da faculdade para o Natal, mas com o presente, começou a criar os presépios anualmente. Durante a pandemia, a obra foi montada como uma homenagem às vítimas da Covid-19 em Rio Preto, período em que mais de três mil pessoas morreram na cidade. Mesmo sem visitação, a iniciativa simbolizou força e esperança para a comunidade.
Em 2023, o diretor executivo da Funfarme, Doutor Jorge Fares, teve a ideia de levar a tradição à ala infantil do HCM. Ele acreditava que a iniciativa seria uma forma de humanizar o ambiente hospitalar.
O presépio do artista plástico “Seu Buziti” virou tradição na Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp)
Divulgação/HCM
Agora, no segundo ano da exposição no HCM, o mini presépio de “Seu Bizuti” se consolida como parte das ações de humanização do hospital, que já conta com iniciativas como risoterapia, musicoterapia e sessões de contação de histórias.
“Certo dia, uma mãe comentou que o filho não estava bem há dias e com isso comia pouco e dormia mal. Estava manhoso e às vezes chorava, mas quando chegou a emergência, conseguimos entrete-lo com o presépio até o médico chamar para a consulta. É por exemplos como esse que as parcerias são muito bem-vindas e incentivadas pelo HCM.” concluiu Silvia Kawata.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM