7 de janeiro de 2025

Presidente da Câmara de Vereadores toma posse e assume a Prefeitura de Guapé interinamente


Randerson Ribeiro (PL), conhecido como Nena, está no quarto mandato como vereador; candidato mais votado nas últimas eleições tenta reverter situação na Justiça Eleitoral. Presidente da Câmara de Vereadores toma posse e assume a Prefeitura de Guapé interinamente
O presidente da Câmara de Vereadores de Guapé (MG), Randerson Ribeiro (PL), assumiu interinamente a prefeitura da cidade. Isso porque o candidato a prefeito mais votado nas últimas eleições municipais, Thiago Câmara (PSDB) aguarda decisão da Justiça Eleitoral para saber se poderá ser diplomado e tomar posse.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A votação que definiu o novo presidente da Câmara Municipal e consequentemente o novo prefeito interino aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º) durante a cerimônia de posse.
Com cinco votos a quatro, a chapa do vereador Randerson Ribeiro (PL), conhecido como Nena, venceu. Ele está no quarto mandato como vereador.
Presidente da Câmara de Vereadores toma posse e assume a Prefeitura de Guapé interinamente
Câmara de Guapé
Thiago Câmara (PSDB) foi o candidato mais bem votado nas eleições municipais em Guapé com 40,23% dos votos válidos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, ele concorreu com a candidatura indeferida com recurso. Isso ocorre em situações em que os candidatos não seguiram as regras estipuladas pela Justiça Eleitoral.
Thiago Câmara já recorreu três vezes, o máximo permitido e agora aguarda a decisão para ter a confirmação se vai assumir ou não a prefeitura da cidade.
Thiago teve o mandato de vereador cassado por dois processos. Primeiro, por denúncia de um cidadão após uma live feita por Tiago nas redes sociais. Ele teria usado palavras de baixo calão e sido grosso, o que acarretaria uma quebra de decoro.
O segundo foi instaurado a pedido de outra cidadã e diz respeito a uma suposta fraude feita na tramitação de um projeto de lei de iniciativa popular que pedia a gratuidade na travessia da balsa entre a cidade e São José da Barra.
Presidente da Câmara de Vereadores toma posse e assume a Prefeitura de Guapé interinamente
Câmara de Guapé
Com a decisão, Thiago ficou inelegível por oito anos, que começam a ser contados a partir deste ano. Caso a Justiça confirme que a candidatura dele foi indeferida, novas eleições deverão ser realizadas no município.
Como Anderson Ribeiro, o Nena, assumiu a prefeitura, Rafael Cunha Costa (PSD) agora é o novo presidente interino da Câmara dos Vereadores. Uma cadeira ficou vaga no Legislativo e o vereador Tulio Baldoni, do PL, vai assumir o cargo.
Thiago Câmara (PSDB) não quis dar entrevista à EPTV. A emissora também questionou o Tribunal Superior Eleitoral sobre quando sai o resultado do processo, mas ainda não houve resposta.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias