Documento vai estabelecer o limite de visitantes que Noronha pode receber e já foi anunciado pelo governo do estado desde 2021. Agência ambiental ainda não divulgou data de entrega do trabalho. Presidente do Conselho Distrital cobrou resultado do estudo
Ana Clara Marinho/TV Globo
O presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Ailton Araújo Júnior, questionou a demora para a conclusão do Estado da Capacidade de Carga da ilha. Esse documento vai estabelecer o limite de visitantes que Noronha pode receber e já foi anunciado pelo governo do estado desde 2021.
Apesar do anúncio na gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB), o trabalho só foi iniciado pela equipe da atual governadora Raquel Lyra (PSDB). A análise do número total de turistas que a ilha pode receber sem impactos ambientais é de responsividade da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
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Em março de 2023 o presidente da agência, José de Anchieta dos Santos, repassou informações do estudo e garantiu que os moradores seriam ouvidos. A previsão era de que o documento estaria pronto em um ano.
“É inadmissível a gente ficar mais de dois anos sem o resultado do estudo. A comunidade não está sendo ouvida e esse trabalho é questionável. Perguntamos à CPRH qual o motivo da demora, mas não tivemos resposta”, declarou Ailton Júnior.
Acordo de gestão
O acordo de gestão compartilhada de Fernando de Noronha, documento firmado no Supremo Tribunal Federal (STF), indica que até a conclusão do estudo a ilha só pode receber, no máximo, 132 mil visitantes por ano, com limite de 11 mil pessoas por mês.
Ao longo de 2023, 123 mil turistas visitaram Fernando de Noronha. Os empresários do setor de turismo acreditam num aumento na visitação após a conclusão das obras de recuperação da pista do aeroporto.
Restrições de pouso
Desde outubro de 2022, está proibido o pouso de aviões de grande porte no aerporto de Fernando de Noronha, como Boeings e jatos. A proibição foi determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por conta dos buracos e fissuras na pista do aeródromo.
A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Fernando de Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.
A pavimentação da pista começou em setembro. O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, fez uma vistoria no serviço disse que a expectativa do órgão é liberar o pouso de aviões de grande porte até o final deste ano.
Tiago Pereira informou que a Anac foi procurada pela Gol, que indicou que irá retornar as operações em Fernando de Noronha ao final dos serviços no aeroporto e a Latam também formalizou que vai realizar voos para a ilha após os trabalhos de pavimentação.
O que diz a CPRH
A CPRH informou, por meio de nota, que contratou o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para realizar o estudo de capacidade Fernando de Noronha.
“No dia 23 de outubro, representantes da CPRH e do Itep se reuniram para discutir o andamento dos estudos. O próximo passo será as reuniões com moradores e empresários da ilha para apresentar os dados levantados para, posteriormente, divulgar o estudo final de capacidade”, informou a nota.
A CPRH informou que a agência e o Itep estão atuando de forma conjunta para, na próxima reunião, prevista para o início de novembro, apresentar um calendário com as datas para as reuniões em Fernando de Noronha e a data da divulgação dos resultados do estudo.
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