Ministro palestrou nesta quinta-feira (9) na sede do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Agenda segue até o fim de semana com visitas ao Parque do Tumucumaque e a Estação Ecológica de Maracá-Jipioca. Presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, no Tjap
Tjap/Divulgação
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, iniciou nesta quinta-feira (9) pelo Amapá uma série de visitas institucionais a tribunais de Justiça no país. Durante palestra no Tribunal de Justiça do Amapá, o ministro destacou as preocupações com a sociedade e a proteção ao meio ambiente na Amazônica.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
“Escolhi o Amapá porque aqui é um verdadeiro ‘Jardim do Éden’, uma denominação que desejamos atribuir ao estado. Um local único, onde é fundamental atender as preocupações da sociedade com a proteção da floresta, das árvores e dos rios. O estado é a voz do Rio Amazonas, o maior rio do mundo, e possui uma característica singular: é o único estado brasileiro que faz fronteira com a França e com a União Europeia. Isso faz do Amapá a porta de entrada física do Brasil. Nós, integrantes do Poder Judiciário Nacional, temos o dever de marcar presença aqui, ao lado do Judiciário amapaense”, disse o ministro.
Encontro contou com a participação de autoridades locais
Tjap/Divulgação
Herman Benjamin ministrou a palestra “O STJ e as Tendências de Uniformização da Jurisprudência Brasileira”, e destacou que sua gestão à frente do Superior Tribunal de Justiça será pautada pela defesa dos direitos coletivos, como o direito a um meio ambiente equilibrado, e por uma atenção especial às questões sociais.
“O compromisso que assumi ao tomar posse foi o de aproximar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) das Justiças Estadual e Federal, reconhecendo que a capilaridade do sistema judiciário brasileiro está, sobretudo, na Justiça Estadual. Atualmente, nenhuma instituição nacional no Brasil possui maior alcance do que o Poder Judiciário. Essa aproximação é essencial para fortalecer o vínculo da Justiça com os cidadãos, que são a razão do nosso trabalho. Somos servidores públicos e estamos aqui para servir à população”, acrescentou o ministro.
O ministro ainda vai realizar visitas nas sedes da Justiça Federal, Ministério Público do Estado (MP-AP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), em Macapá.
Na sexta-feira (10), segue para a Aldeia Indígena Kumenê e Parque Nacional do Cabo Orange, no município de Oiapoque e Estação Ecológica (ESEC) de Maracá-Jipioca, localizada na ilha de Maracá, na costa do Amapá.
Presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, inicia agenda de trabalho de 2025 pelo Tjap, no Amapá
Tjap/Divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: