21 de outubro de 2024

Presidente ‘está bem’ após acidente doméstico, mas fará novos exames, afirma médico de Lula

Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês com um corte na nuca; médicos recomendam evitar viagens longas, mas ele pode manter agenda normal. Médico de Lula fala sobre acidente doméstico do presidente
Apesar de ter sofrido um ferimento na nuca durante um acidente doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bem. No entanto, ele deverá realizar novos exames ao longo desta semana, afirmou o médico Roberto Kalil Filho.
Segundo o boletim médico divulgado neste domingo (20), Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês da capital com um “ferimento corto-contuso em região occipital”.
“É um quadro em que exames deverão ser repetidos durante a semana. Qualquer sangramento cerebral pode aumentar nos dias subsequentes. Então, a observação é importante. Agora, te digo, ele está bem. Pode ter atividades normais, porém, a equipe médica contraindicou um voo de longas horas”, explicou Kalil
Seguindo a orientação médica, Lula cancelou sua viagem à Cúpula do BRICS em Kazan, Rússia. Mas, os médicos avaliaram que o caso não é grave, permitindo que ele mantenha sua agenda normal no Palácio do Planalto esta semana.
A equipe médica informou que o presidente levou cinco pontos no ferimento. Ele foi liberado após o curativo para retornar ao Palácio da Alvorada.
Na manhã deste domingo, Lula voltou ao hospital para exames adicionais e foi liberado novamente.
“O trauma não foi pequeno, foi grande na região occipital. Inclusive, é um ferimento corto-contuso. Teve que dar pontos e tudo. Mas, mais do que isso, o que mostra que o trauma foi importante foi que você teve esse chamado contragolpe e uma pequena hemorragia cerebral na região frontotemporal do encéfalo”, completou Kalil.
O que é corto-contuso?
Marcelo Bechara, especialista em clínica médica, explica que – apesar do nome complexo – o corto-contuso é uma lesão causada pela combinação de um corte e uma contusão. Ela se caracteriza pelo corte e trauma mais profundo nos tecidos abaixo da pele.
No caso do presidente Lula, esse ferimento está na região occipital, que é a parte posterior do crânio.
Essa lesão ocorre em situações de impactos com objetos cortantes e pesados, como acidentes, quedas ou agressões.
Se o impacto for muito forte, além da simples lesão da pele, o ferimento pode atingir músculos e ossos.
“A dor varia de média a intensa e pode vir acompanhada de sangramento, hematomas, inchaço, sensação de tontura e confusão. Em casos mais graves, pode ocorrer visão turva, convulsões, desmaios e até coma”, explica Bechara.
Leia também
Corto-contuso: o que é, tratamento e consequências
Cúpula por videoconferência
Sem Lula, o Ministério das Relações Exteriores informou que o ministro Mauro Vieira chefiará a delegação enviada ao evento.
“O presidente irá participar da Cúpula dos BRICS por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, conclui a nota.
Lula embarcaria na tarde deste domingo da Base Aérea de Brasília. O evento na Rússia começa na próxima terça (22).

Mais Notícias