26 de dezembro de 2024

Primeira noite do Festival de Parintins 2024 explora raízes e revela segredos de Caprichoso e Garantido

57ª edição do Festival Folclórico começou na sexta-feira (27) e reuniu torcedores apaixonados tanto do lado azulado quanto do lado encarnado. Primeira noite do Festival de Parintins 2024
A primeira noite do Festival de Parintins 2024 aconteceu na sexta-feira (27), na Ilha Tupinambarana. Em mais uma disputa, Caprichoso e Garantido exploraram raízes e revelaram segredos dentro da arena do Bumbódromo.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O evento, que é realizado sempre no último fim de semana de junho, segue com apresentações até domingo (30). Com milhares de torcedores apaixonados, Parintins espera este ano um público de 120 mil pessoas.
Entre os brincantes que prestigiam a festa na cidade, está a dona de casa, Neide Rodrigues, apaixonada pelo Caprichoso, que declarou seu amor pelo touro negro neste primeiro dia de apresentações.
“Maravilhoso, lindo! Não tem outro igual. Eu amo esse boi”, afirmou com orgulho.
Outro torcedor fervoroso é o estudante João Marcos Chaves. Ele, que faz parte da galera do Garantido, se disse emocionado com o que foi feito encenado no Bumbódromo, na primeira noite.
“Veio pra emocionar, veio pra deixar a gente extasiado com tudo que trouxe aqui”, enfatizou.
Caprichoso na primeira noite do Festival de Parintins 2024
Arthur Castro
Caprichoso
Do lado azul, a abertura do espetáculo veio do alto. Com foco no triunfo do povo, o Caprichoso escolheu mostrar o quão forte pode ser a junção das raízes culturais. O primeiro ato do boi azul e branco foi lenda amazônica “A Dona da Noite”.
Durante a apresentação, a alegoria da cobra grade se abriu e apresentou a cunhã poranga, Marciele Albuquerque, que concorre ao Item 9. Em seguida, foi apresentado o encontro cerimonial “Muatirisawá, o renascer de Abya Ayla”, que trouxe as tuxauas mulheres do Caprichoso.
Também foram homenageados ancestrais do boi negro.
“Pra mim, enquanto uma indígena cantora, é uma honra poder fazer nem que seja 35 segundos de um canto de ritual”, explicou a cantora tikuna, Djuena Tikuna, uma das convidadas do primeiro dia.
A alegoria trouxe para evoluir na arena, a porta-estandarte Marcela Marialva. Seguida da Sinhazinha Valentina Cid, que chegou do alto, dentro de um balão, e evoluiu na arena junto com o touro negro de Parintins.
Um módulo do “Bicho Folharal” levou para dentro Boumbódromo a rainha do folclore Cleise Simas, que evoluiu ao som de “Deusa da cultura popular”.
O Caprichoso encerrou a noite, com um momento imponente apresentado o ritual indígena “Rito de Transcendência Yanomami: Mothokari, a fúria do sol.
Garantido na primeira noite do Festival de Parintins 2024
Mauro Neto
Garantido
Do lado vermelho, o Boi Garantido escolheu falar sobre os segredos da origem da vida. O poema de Thiago de Melo foi a base do enredo. A história chama a Amazônia de menina dos olhos do mundo e a primeira alegoria já trouxe essa mensagem.
“Pra mim tudo o que vem do garantido eu gosto muito. Hoje eu fiquei emocionado com a minha participação que foi junto com a família Monteverde”, disse o artista Jair Mendes.
A alegoria do bumbá encarnado que abriu o espetáculo foi a “Noçokem”. A cunhã-poranga, Isabelle Nogueira, surgiu no meio da alegoria e ao descer se transformou em uma onça pintada no meio da arena.
A figura típica regional trouxe as “Ribeirinhas”, revelando a rainha do folclore Edilene Tavares, que representou Alexandrina Monteverde, artesã que ajudou seu filho Lindolfo a confeccionar o primeiro boizinho.
O boi Garantido saiu de dentro da alegoria “Beija-Flor – Origem Ancestral”, em uma homenagem ao seu criador. Em seguida o bumbá, teve a companhia da sinhazinha Valentina Coimbra, que surgiu bailando junto com um grupo dança.
O pajé Adriano Paketá encerrou a noite com o ritual indígena “Transcendência Kanamari”, que contou com uma alegoria tomada por animais e poderes sobrenaturais.
LEIA TAMBÉM:
Festival de Parintins: conheça mais sobre o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo
Ex-BBBs assistem primeira noite de Festival de Parintins 2024; VÍDEO
Bumbódromo ampliado
Ainda na primeira noite do Festival Folclórico, o governo do Amazonas anunciou uma proposta que prevê a ampliação do Bumbódromo de Parintins. O projeto tem como objetivo dobrar a capacidade de público do espaço para mais de 26 mil pessoas, entre arquibancadas, arquibancadas especiais e camarotes.
A reforma também vai considerar a necessidade dos bois para acesso das alegorias, além de mordenizar som e iluminação do espetáculo.
Segunda noite
Neste sábado (29), Caprichoso abre novamente as apresentações no Bumbódromo e deve falar sobre tradições. Já o Garantido leva a ancestralidade para a arena. Cada boi terá até 2h30 de apresentação.
Festival de Parintins
A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) acontece há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, no interior , conhecida como “Ilha da Magia”, e localizada a 369 km de Manaus.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Este ano, a edição acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
*Com informações de Karla Mendes da Rede Amazônica.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias