Com expectativa de receber 35 mil pessoas, trajeto parte da Praça da República e termina na Praça Waldemar Henrique. Bois azuis do Arrastão do Pavulagem
Ascom
Neste domingo (16), o primeiro Arrastão do Pavulagem toma as ruas de Belém com público esperado de mais de 35 mil pessoas. O espetáculo começa com a Roda Cantada, às 9h, em frente ao Theatro da Paz. Às 10h, o cortejo sai, desce pela Presidente Vargas e segue pela Rua Municipalidade, chegando depois à Praça Waldemar Henrique, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta com convidados especiais.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Como acontece na conclusão de todos os Arrastões, após a chegada do cortejo na Praça Waldemar Henrique, a banda Arraial do Pavulagem faz um show especial com convidados. Neste domingo, se juntam à banda: Íris da Selva, Luê e Allan Carvalho.
Com o tema “Arraial do Saber”, a criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Prefeitura de Belém através da FUMBEL, Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e Governo do Pará.
Arrastão do Pavulagem
Ascom
Depois do processo de formação de brincantes que começou em maio com a realização das Oficinas e teve sequência com os Ensaios para os cortejos, o Batalhão da Estrela está ensaiado para fazer a festa quebrando recordes.
Serão mais de 1100 pessoas prontas para fazer o espetáculo – entre brincantes de Perna de Pau, Dança e Percussão, além de músicos de instrumentos de Sopro, Banjo e outros.
Milhares de brincantes acompanham o festejo
Ascom
E é importante destacar que o Batalhão da Estrela não é formado só por brincantes que realizaram as oficinas e ensaios do Instituto Arraial do Pavulagem. Também estarão presentes no cortejo em seções diferentes: os Cavalinhos (crianças que participam sob supervisão de adultos), os Vaqueiros e figuras inspiradas em festejos juninos tradicionais – como o Pirô, os Cabeçudos e, claro, o Boi Pavulagem).
Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, confessa que a empolgação pelos Arrastões já está lá no alto há semanas e o maior objetivo é realizar uma celebração para pessoas de todas as idades.
“O Boi Pavulagem é um brinquedo encantador e cativante. Por isso que, quando chega essa época, é um momento de alegria para a nossa cidade, para o nosso povo paraense. Nosso sentimento de fazer parte já tem 37 anos de história. Aprendemos e aprimoramos ao longo do tempo, e isso se tornou nossa escola. Vejo com orgulho o quanto caminhamos e aprendemos. E acredito que o Pavulagem nunca morrerá. A dedicação dos novos integrantes é a mesma que sempre tivemos, e essa brincadeira é a nossa vida e nossa oportunidade de praticar o bem”, comenta.