21 de setembro de 2024

Primeiro avião da Embraer convertido em cargueiro faz voo inaugural em São José dos Campos

Os aviões ‘E-Freighter’, como a categoria foi designada, foram fabricados para transportar passageiros, mas passaram por um processo de conversão para o transporte de carga. Primeiro avião da Embraer convertido em cargueiro faz voo inaugural em São José dos Campos
CLAUDIO CAPUCHO/Embraer
O primeiro avião da Embraer convertido de transporte de passageiros para cargueiro fez um voo inaugural em São José dos Campos (SP), sede da empresa, na manhã desta sexta-feira (5).
Considerado um sucesso pela empresa, o voo inaugural foi realizado com um E190F. A equipe a bordo voou por aproximadamente duas horas e fez uma avaliação completa da aeronave, que pertence à Regional One, companhia de leasing dos Estados Unidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os aviões ‘E-Freighter’, como a categoria foi designada, foram inicialmente fabricados para transportar passageiros, mas passaram por um processo de conversão para o transporte de carga.
“O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente demanda global do setor de e-commerce por transporte de carga, aliando a alta tecnologia da família E-Jets a um desempenho operacional imbatível”, afirmou, por meio da assessoria de imprensa, Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.
As aeronaves são E-Jets e estão divididas em dois modelos na conversão em cargueiros: E190F – com carga útil estrutural máxima é 13,5 toneladas – e E195F – com capacidade para 14,3 toneladas.
Primeiro avião da Embraer convertido em cargueiro faz voo inaugural em São José dos Campos
CLAUDIO CAPUCHO/Embraer
De acordo com a Embraer, os modelos têm mais de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que as aeronaves de fuselagem estreita, conhecidas como ‘narrowbodies’.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Os modelos seguirão em testes antes de entrar em operação, o que não tem previsão para acontecer. Até o momento, todo os testes de pressurização em solo e carregamento de cargas foram bem-sucedidos.
Lançado em 2022, o programa de conversões de E-Jets de transporte de passageiros para cargueiros contou com a participação de 40 fornecedores de todo o mundo e mais de 600 funcionários da Embraer. Segundo a empresa, foram dedicadas 500 mil horas ao programa.
Primeiro avião da Embraer convertido em cargueiro faz voo inaugural em São José dos Campos
CLAUDIO CAPUCHO/Embraer
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias