7 de outubro de 2024

Primeiro prefeito quilombola de Goiás é reeleito

Vilmar Kalunga foi o primeiro prefeito quilombola do Brasil, segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Ele teve 53,79% dos votos válidos. O quilombola Vilmar Kalunga eleito prefeito de Cavalcante, GO
Reprodução/Facebook
Com 53,79% dos votos, Vilmar Kalunga (PSB) foi reeleito prefeito de Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. De acordo com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Vilmar foi o primeiro prefeito quilombola do Brasil.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em 2020, a Conaq informou que Vilmar foi o único quilombola eleito naquele pleito. A organização também destacou que ele foi o segundo prefeito quilombola na história do Brasil, sendo precedido por Darcira, eleita prefeita de Açucena (MG) em 2012 e reeleita em 2016.
LEIA TAMBÉM:
2024: Vilmar Kalunga, do PSB, é eleito prefeito de Cavalcante no 1º turno
2020: Quilombola é eleito prefeito em Cavalcante, GO
Quilombo Kalunga é reconhecido pela ONU como primeiro território no Brasil conservado pela comunidade
Os quilombolas que habitam a região são conhecidos como povo kalunga. Na eleição, Vilmar recebeu 3.331 votos válidos, enquanto Paradão (PRD) ficou em segundo lugar, com 46,21% dos votos.
Primeira vitória
Em 2020, após sua primeira vitória, Vilmar Kalunga disse ao g1: “Em 189 anos da cidade, é a primeira vez que vamos ter um prefeito kalunga, quilombola. Meu objetivo é a união, fazer um governo colaborativo e participativo. Queremos romper barreiras, não só dos kalungas, mas de toda a população, em plena colaboração social.”
Em 2019, quando presidia a Associação Quilombo Kalunga (AQK), Vilmar comentou ao g1 sobre a polêmica da construção de uma hidrelétrica na região e seu impacto no território kalunga. Veja abaixo:
Kalunga, maior território quilombola do país, preserva o cerrado em Goiás
Quem é Vilmar Kalunga
Vilmar Kalunga tem 44 anos, é casado, tem superior completo e declara à Justiça Eleitoral a ocupação de prefeito. Ele declarou um patrimônio de R$ 531.681.
A vice-prefeita eleita em Cavalcante é Celiara, do PDT, que tem 47 anos.
Os dois fazem parte da coligação O PROGRESSO CONTINUA, formada pelos partidos PDT, MDB, PSB, PT, PCdoB, PV e UNIÃO.
Nota PSB
Vilmar Kalunga, o primeiro prefeito quilombola do Brasil, foi reeleito no município de Cavalcante, em Goiás, demonstrando que a população está satisfeita com sua gestão inovadora e criativa. A cidade que fica no coração da Chapada dos Veadeiros, tem se destacado ao priorizar o desenvolvimento por meio do turismo sustentável e da economia criativa.
Sua reeleição reafirma o sucesso de sua administração que traz progresso e oportunidades, sendo um dos grandes exemplos de gestões transformadoras do PSB em todo o Brasil!
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias