19 de setembro de 2024

Primeiro terreiro de umbanda de Uberlândia, Tenda Coração de Jesus completa 77 anos de história

“Essa casa é baseada na fé, esperança e caridade”, afirma Mãe Maria Irene Rosa, neta da fundadora do terreiro. Comemoração das mais de sete décadas foi no 24 de junho. Membros da Tenda
Divulgação
Em meio à diversidade cultural que caracterizava Uberlândia há 77 anos, Mãe Irene Rosa fundou a Tenda Coração de Jesus para louvar e honrar os cultos afro, indígenas e ancestrais.
Desde o início da sua história, a tenda tem sido um farol de esperança, acolhendo todos que buscam luz e orientação em meio à escuridão. Com sua visão de fé e esperança, Mãe Irene estabeleceu a Tenda Coração de Jesus para proporcionar um local onde a espiritualidade e a caridade seriam os pilares fundamentais do espaço.
Então, o dia 24 de junho de 2024 foi um marco para o terreiro, que comemorou o Dia do Orixá Xangô e o aniversário de 77 anos da tenda.
Gira do Orixá Xangô e comemoração dos 77 anos do terreiro
Divulgação
Tenda Coração de Jesus completa 77 anos de fundação em Uberlândia
História do Terreiro
O terreiro foi criado como resultado da cura dos problemas de saúde da própria Mãe Irene. Ela, recém-chegada a Uberlândia, mudou-se para a cidade em busca de uma vida melhor. Porém, não foi como ela esperava.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Mirelli Arantes conta que “ela experimentava um mal-estar constante, muita fraqueza e uma forte dor no peito.”
Mãe Irene Rosa, fundadora da Tenda Coração de Jesus
Divulgação
Mesmo visitando vários médicos, ela não obteve nenhuma melhora. A conselho do irmão Eduardo, que acreditava que a enfermidade poderia ter uma origem espiritual, ela foi até um centro kardecista. Lá, foi atendida por mentores espirituais e apresentou melhoras significativas em um curto período.
Ela começou a frequentar o centro regularmente e, em pouco tempo, já fazia parte da corrente mediúnica. Porém, em uma dessas sessões, ela incorporou o espírito de um preto velho, o Pai João da Bahia; mas isso não foi bem visto por alguns membros do centro.
Pai João trouxe uma missão para Mãe Irene: fundar um espaço onde trabalhariam principalmente espíritos de negros e indígenas. Assim, ela saiu do centro kardecista e abriu as portas do primeiro terreiro de Umbanda em Uberlândia, a Tenda Coração de Jesus.
Campanha Solidária de Inverno 2024 arrecada agasalhos e alimentos
Desvio de mais de R$ 600 mil de escola estadual é investigado
Antes da construção do terreiro, Irene Rosa atendia as pessoas na sala de estar de própria casa. Lá, ela recebia o espírito do preto velho Pai João e realizava trabalhos de benzimentos em crianças, curas e descarrego.
Em casa, ela recebeu o apoio que precisava para fundar o terreiro de seu marido Saturnino e sua filha Maria do Rosário.
Primeira fachada do terreiro, foto de 1955
Divulgação
O Legado de Mãe Irene Rosa
Era algo muito novo, tanto para Irene quanto para a população de Uberlândia. Então, os desafios não foram poucos. Irmã Mirelli conta que um dos maiores foi o financeiro, para a criação do terreiro, que só foi superado graças às doações e ao trabalho voluntário dos membros da comunidade.
“Também houve muito preconceito racial e religioso, principalmente por parte de denominações intolerantes.”
Mas, sob a orientação de Pai João da Bahia, Mãe Irene superou todos os obstáculos e ergueu o terreiro, que em pouco tempo cresceu em tamanho e em quantidade de pessoas.
Mãe Maria Trene Rosa, neta de mãe Irene a fundadora do terreiro Coração de Jesus, hoje cuida do espaço e carrega o legado da avó.
“Essa casa é baseada na fé, esperança e caridade”, afirma, ressaltando a essência da Umbanda como uma religião de amor e acolhimento.
Atual zeladora Mãe Irene de Nanã
Divulgação
A Tenda Coração de Jesus também preserva a memória de Irene Rosa através de seus médiuns mais antigos, que têm mais de 60 anos de dedicação à casa. Entre eles estão Jerônimo dos Reis, com 80 anos, Maria do Carmo Marcelino, com 82, e Zulma Helena, 83 anos.
Da esquerda para a direita: Jerônimo, Maria do Carmo e Zulma são os mais velhos
Divulgação
‘Todos os membros e frequentadores do espaço são tratados com iguais, com respeito e dignidade. Não permitimos discriminações de qualquer tipo dentro da Tenda”, disse a irmã Mirelli.
Umbanda: religião de amor, fé e caridade
A Umbanda é uma religião que incorpora elementos das tradições africanas, indígenas e católicas, formando um mosaico de crenças que promove a paz, a caridade e a espiritualidade.
A Tenda Coração de Jesus é um exemplo vivo desse sincretismo. Nos 77 anos de existência, o terreiro tem se dedicado a proporcionar apoio material e espiritual à população local, destacando-se por suas iniciativas de caridade e inclusão.
E mesmo quem não segue a religião Umbanda, e quer conhecer o espaço, vai ser recebido de braços abertos.
“Lidamos com os que são diferentes de nós com muito amor, calma e paciência. Não há nada a ser feito além disso.”
Enzzo, Weverson e Felipe são jovens e estão na tenda desde seu nascimento
Divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias