Chegada do ex-jogador ao presídio de Tremembé foi o fato mais marcante da semana. Conheça a P2 de Tremembé, para onde Robinho foi transferido em SP; local é chamado de ‘presídio dos famosos’.
Foto 1: Reprodução | Foto 2: Laurene Santos/TV Vanguarda
Marcada pela chegada do ex-jogador Robinho ao presídio de Tremembé (SP), a semana teve também outras notícias importante no Vale do Paraíba e região, como por exemplo a condenação do homem que matou e enterrou a filha em Jacareí, em 2022.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Confira abaixo um resumo das principais notícias da semana na região:
Fim da primeira saidinha temporária
Na segunda-feira (18), houve o fim da primeira saída temporária do ano. Presos por casos de repercussão no país retornaram à penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), porém, mais de 220 detentos do regime semiaberto não retornaram aos presídios do Vale do Paraíba na data.
Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo
Laurene Santos/TV Vanguarda
Confusão na Câmara de São Sebastião
Manifestantes e vereadores foram atingidos por um gás durante a sessão realizada na terça-feira (19), na Câmara Municipal de São Sebastião. Algumas pessoas chegaram a passar mal.
Gás causa tumulto na sessão de Câmara em São Sebastião
No momento do tumulto, estava sendo discutido um projeto de lei que quer reduzir a jornada de trabalho dos psicólogos da rede pública, de 40 para 30 horas semanais.
Segundo a casa, porém, a confusão envolveu manifestantes contrários a um outro projeto de lei, que visa a desapropriação de imóveis na orla marítima da cidade.
Esse projeto, que não estava na pauta da sessão desta terça-feira, tem como objetivo preservar o ambiente das áreas de mangue do município e potencializar a exploração do turismo consciente.
Manifestantes e vereadores são atingidos por gás durante tumulto na Câmara de São Sebastião
Reprodução/TV Vanguarda
Pai que matou e enterrou a filha condenado
Sidnei Martins dos Santos foi condenado a mais de 25 anos de prisão em regime fechado por matar e enterrar a própria filha dentro de casa, em Jacareí. A condenação foi feita após o júri popular realizado na quarta-feira (20).
O caso teve grande repercussão em 2022. De acordo com a acusação do Ministério Público, Geovana da Costa Martins foi morta pelo pai, por asfixia mecânica.
Depois do assassinato, ele deixou o corpo da menina na cama para evitar chamar a atenção da vizinhança com barulhos durante a noite. No dia seguinte, enterrou a menina no quarto do filho.
Pai acusado por matar e enterrar o corpo da filha em casa passa por júri popular em Jacareí
Rauston Naves/TV Vanguarda
Homem morto em operação policial
Um homem foi morto em uma ação policial na desta quinta-feira (21), no bairro Santa Luzia, Zona Rural de Taubaté. Segundo a Polícia Militar, o homem foi morto em uma troca de tiros com os policiais.
O caso aconteceu durante uma operação no bairro. Os policiais chegaram em uma casa que era usada para o crime quando, segundo a PM, houve o confronto. Além do suspeito morto, outras cinco pessoas foram presas.
Homem é morto em operação policial na Zona Rural de Taubaté
Arquivo Pessoal
Foram apreendidos três tonéis com cocaína que estavam enterrados em uma área de mata próximo à casa onde os suspeitos estavam. A polícia apreendeu ainda porções de maconha, munições de fuzil e quatro armas.
Pantera negra em Taubaté
Um zoológico de Taubaté recebeu uma ‘pantera negra’ – uma onça-pintada com alteração genética que provoca coloração melanística preta (‘pantera negra’ não é uma espécie).
O objetivo dos biólogos é que o animal se reproduza com uma onça-pintada fêmea que mora no local. A espécie corre risco de extinção.
Zoológico do interior de SP recebe ‘pantera negra’ para reprodução com onça-pintada
Robinho preso em Tremembé
Preso por estupro coletivo, o ex-jogador Robinho foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé na madrugada de sexta-feira (22). Ele foi detido em Santos, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que ele cumpra a pena de 9 anos pelo crime, a partir de condenação da justiça Italiana.
O crime contra uma mulher albanesa aconteceu em uma boate em Milão, em 2013. Nove anos depois, a justiça do país europeu condenou Robinho em última instância. A decisão do STJ faz com que o ex-jogador cumpra a pena no Brasil, em regime fechado.
Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) e vai cumprir pena de 9 anos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina