3 de outubro de 2024

Privatização prevê investimento de R$ 660 milhões e ampliação do Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de SP

Consulta pública foi aberta na última segunda-feira (30). Contrato previsto da empresa que vencer a licitação é de 35 anos. Porto de São Sebastião, SP
Divulgação/Semil
O Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, deve ser ampliado com um investimento de cerca de R$ 660 milhões. O anúncio foi feito pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística (Semil), que afirmou que a consulta pública para a implantação de um novo terminal foi aberta na última segunda-feira (30).
De acordo com a Semil, o porto de São Sebastião passará a ter uma capacidade de movimentação de pelo menos 4,3 milhões de toneladas anuais.
Também haverá uma nova infraestrutura de atracação de navios com dois berços, um sistema de recepção e expedição rodoviária para os caminhões de carga e estrutura de armazenagem para pelo menos 190 mil toneladas de produtos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O investimento deve ser feito pela empresa privada que vencer a licitação, que tem um contrato de 35 anos. O arrendamento do porto prevê a realização de obras numa área de 262 mil metros quadrados, além do novo píer e berços de atracação de navios.
A infraestrutura atual é administrada pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), que é vinculada à Semil. Com a modernização, o porto estará apto a receber diversos tipos de carga, como granéis sólidos, carga geral e contêineres.
A consulta pública vai até o dia 28 de novembro. O Porto de São Sebastião é administrado pelo Estado de São Paulo desde 2007, sob delegação do governo federal e, segundo a Semil, cabe à agência reguladora a realização da audiência pública e do leilão da nova área.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias