6 de outubro de 2024

Problema no avião presidencial: conversa entre pilotos e a torre dá pistas do que pode ter acontecido

Pessoas que estavam a bordo contaram à TV Globo que ouviram um barulho estranho na decolagem. Depois, um tranco e sentiram o piso do avião trepidando um pouco. Depois de um problema técnico no avião presidencial, Lula chegou a Brasília
O presidente Lula chegou na manhã desta quarta-feira (2) a Brasília. Depois de comparecer à cerimônia de posse da presidente do México, Claudia Sheinbaum, ele passou horas sobrevoando a capital do país por causa de um problema técnico no avião presidencial.
Logo depois da decolagem, o piloto avisou à torre do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, da Cidade do México, do problema no avião presidencial com Lula e outras 15 pessoas a bordo. Ele identificou o avião e pediu para mudar de rota.
“Controle, Bravo Romeo Sierra 01 (BRS01) pede permissão para virar à direita. Pan-pan, pan-pan, pan-pan. Bravo Romeo Sierra 01”, disse o piloto.
“Pan-pan” é um código utilizado na aviação para indicar uma urgência a bordo, mas sem perigo iminente, e tem prioridade sobre todas as outras comunicações, exceto a de socorro. Ao ouvir o código, a torre pede uma confirmação.
Torre: Bravo Romeo Sierra 01, pan, pan, pan?
Comandante: Pan-pan, pan-pan, pan-pan, Bravo Romeo Sierra 01. Virar à direita imediatamente, Bravo Romeo Sierra 01.
Torre: Bravo Romeo Sierra 01, qual o seu pedido?
Problema no avião presidencial: conversa entre pilotos e a torre dá pistas do que pode ter acontecido
Jornal Nacional/ Reprodução
O comandante explica que não pode pousar, pede para voar com ajuda de instrumentos e recebe a autorização da torre.
Torre: O senhor pediu permissão para pousar novamente no aeroporto?
Comandante: Não é possível pousar agora.
Torre: Ok. Mantenha 13 mil (pés).
Pessoas que estavam a bordo contaram à TV Globo que ouviram um barulho estranho na decolagem. Depois, um tranco, e sentiram o piso do avião trepidando um pouco. Segundo essas pessoas, o presidente Lula foi até a cabine e, ao voltar, disse que o problema era na turbina.
Logo depois, o piloto informou que aquela era uma emergência controlada, que uma das turbinas tinha falhado e perdido potência, e que não seria possível pousar imediatamente.
O avião ficou voando em círculos, próximo ao aeroporto, até gastar o combustível e poder aterrissar em segurança. Foram 50 voltas com apenas uma turbina funcionando, o que levou quase cinco horas.
Segundo os relatos, houve apreensão entre os passageiros, e o presidente Lula ficou irritado com a situação e chegou a reclamar que o telefone não funcionava.
O avião pousou em segurança por volta das 22h, horário de Brasília. Lula, a primeira-dama Janja e a comitiva embarcaram no avião reserva da Presidência e seguiram viagem. Chegaram em Brasília nesta quarta-feira (2), às 10h.
LEIA TAMBÉM
Com problema técnico, avião de Lula fez 50 voltas no céu do México até pousar; veja ‘replay’
Avião de Lula pousa no México após problema técnico e aguarda gastar combustível

Mais Notícias