20 de setembro de 2024

Procon autua agência bancária por irregularidades no atendimento no AM

Agentes de fiscalização chegaram ao local após denúncias da população. Procon autua agência bancária por irregularidades no atendimento no AM
Divulgação/Procon-AM
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) autuou, na segunda-feira (1º), uma agência do Banco Bradesco, no município de Novo Aripuanã, por descumprimento de regras estabelecidas pela Lei estadual 5.867/2022, mais conhecida como Lei das Filas. No local, não havia distribuição de senhas para controlar o tempo de espera do atendimento ao público.
Os agentes de fiscalização chegaram ao local após denúncias da população e constataram a irregularidade.
De acordo com a legislação vigente no estado, estabelecimentos comerciais como bancos, casas lotéricas, concessionárias de serviços públicos como água, luz e telefone, entre outros, são obrigados a fornecer bilhetes ou senhas numéricas aos clientes, a fim de garantir que o serviço seja feito em prazo hábil, respeitando a dignidade e o tempo do usuário, para que o atendimento seja efetivado dentro dos prazos estabelecidos pela lei.
De acordo com o Procon, o descumprimento da Lei da Filas é passível de multa, que pode chegar a R$ 150 mil, em caso de reincidência.
No município, além do Bradesco, outras intuições financeiras e estabelecimentos comerciais, como supermercados e postos de combustíveis, foram vistoriados e orientados quanto ao uso de placas de sinalização com os contatos do Procon-AM para o recebimento de denúncias e reclamações. Os supermercados também foram orientados sobre a proibição de cobrança de taxas no cartão do Auxílio Estadual.
Fiscalizações pelo interior
No dia 28 de março, em Manicoré, o Procon também realizou fiscalizações em agências bancárias, supermercados e postos de combustíveis. A medida se deve à alta demanda de reclamações por parte de consumidores insatisfeitos com a prestação dos serviços.
Nesses locais, os agentes realizaram um trabalho de orientação sobre a importância de manter visíveis placas de sinalização com os canais de denúncia do instituto, e orientaram sobre cobranças indevidas nos cartões do Auxílio Estadual.
“Não só na capital, mas em todo interior do estado, há uma demanda muito grande da população e o nosso papel é de verificar e combater práticas abusivas no mercado de consumo”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
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