24 de setembro de 2024

Professor de ensino infantil do interior de SP viraliza e aulas alcançam educadores de diferentes países

O educador Everthon Juliano, de Itapetininga (SP), conquistou 20 mil seguidores e mais de 500 mil visualizações nas redes sociais. Ele produz conteúdos assistidos por professores até de outros continentes. Everthon Juliano, de Itapetininga (SP), conquistou mais de 20 mil seguidores nas redes sociais
Professor Everton Juliano/Reprodução
Fazendo com que a educação viaje através de estados e continentes, um professor de educação infantil de Itapetininga, município localizado no interior de São Paulo, conquistou mais de 20 mil seguidores e mais de 1 milhão visualizações nas redes socias. Educadores de diferente partes do Brasil e do mundo reproduzem seus métodos.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O docente Everthon Juliano, de 36 nos, começou a publicar vídeos educativos na internet em 2018, porém, os conteúdos começaram a ficar mais frequentes durante a pandemia, para facilitar o acesso das famílias dos alunos às aulas online.
Com a autorização dos pais e responsáveis das crianças, o professor registra fotos e vídeos de aulas durante a semana e publica nas redes sociais, para que as famílias tenham acesso ao desenvolvimento dos alunos por meio do Facebook, Youtube, Instagram e Tik Tok.
Ao g1, o professor também contou que sua página realmente conquistou um maior número de seguidores e de engajamento no início de 2023, quando publicou um vídeo sobre brincar de dar banho em bonecas, atividade que trabalhava importância da higiene pessoal, bem como o cuidado com o outro, principalmente com os bebês.
As atividades dinâmicas de Everthon viralizaram nas redes socais em 2023
Professor Everthon Juliano/Reprodução
📚Educação que atravessa fronteiras
Depois de conquistar milhares de seguidores, Everthon ressalta que professores de diversos estados entram em contato com ele para planejar estratégias de aulas infantis.
“Aqui no Brasil, muitos professores e educadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Santa Catarina, Bahia, Amazonas, Mato Grosso do Sul entre outros estados, assim como da Capital do nosso estado, entram em contato diariamente pedindo nossa colaboração para realizar o planejamento de aulas para a educação infantil”, explica.
As aulas dinâmicas de Everthon, de Itapetininga (SP), são reproduzidas em diferentes partes do país e do mundo
Professor Everthon Juliano/Reprodução
Esse compartilhamento de experiência e de métodos profissionais não se limita apenas ao Brasil, Everthon possui algumas técnicas sendo reproduzidas além das fronteiras, como Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, Estados Unidos, Peru, Paraguai, Itália e Colômbia.
O g1 também conversou com o professor Antônio Silva, morador de Benguela em Angola, sul do continente africano, que contou que Everthon é muito bom em metodologia infantil e que reproduz diversas aulas dele com os seus alunos.
“Faço acompanhamento diário, assistindo seus vídeos, curtindo seus vídeos e ponho também algumas metodologias que ele mostra nos vídeos aos meus alunos, porque acho ele muito bom em metodologia infantil”, relata Antônio .
🖥️Milhares de visualizações
Em 2023, o professor conseguiu mais de 1 milhão de visualizações em suas página com vídeos de um aluno dançando como Michael Jackson. A dinâmica fez com que outros alunos também se divertissem e dançassem em sala ao som do rei do pop.
“Conheci um aluno de 5 anos que me surpreendeu por sua habilidade artística, ele era fã do Michael Jackson e dançava maravilhosamente suas músicas. Aproveitei esse talento e o estimulei a dançar e mostrar para os amigos, foi um sucesso só”, lembra Everthon.
Os vídeos do menino dançando na atividade de corpo, gestos e movimentos, acumulara mais de 1,5 milhões de visualizações, além de milhares compartilhamentos e comentários.
O professor conquistou milhares de acessos quando publicou vídeo de aluno dançando como Michael Jackson em Itapetininga (SP)
Professor Everthon Juliano/Reprodução
📖Planejamento e registro das aulas
Os vídeos de Everthon são todos gravados e editados no seu smartphone. As vezes, os alunos também participam da captação e gravam vídeos.
A proposta do professor é enfatizar a importância das brincadeiras “offline”, fora da internet, principalmente para esta geração que já nasceu na era digital e promover o desenvolvimento integral, social e cultural infantil.
“Nossos canais nas redes sociais tentam cumprir esse papel libertador, fazer com que as crianças, jovens e adultos brinquem e interajam mais entre si, valorizando o potencial humano. Brincar é um ato revolucionário”, finaliza o educador.
Everthon Juliano, de Itapetininga (SP) publica conteúdos educativos para internet desde 2018
Professor Everthon Juliano/Reprodução
* Colaborou sob a supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias