Kaleb Mesmo usa linguagem casual e artifícios visuais para explicar conceitos musicais para rappers. Veja vídeos. Kaleb Mesmo (@kalebmesmo) viralizou ensinando teoria musical aplicada no rap de forma simples.
O professor de música e rapper Kaleb Pacheco, de 29 anos, conhecido como Kaleb Mesmo, viralizou nas redes sociais ensinando teoria musical aplicada no rap de forma simples e descomplicada. Em vídeos curtos, ele demonstra os conceitos de forma prática (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O professor usa artifícios visuais para explicar colcheias, tercinas e semicolcheias. 🎵 No primeiro vídeo a “bombar”, Kaleb desenhou as figuras rítmicas utilizadas para representar diferentes durações de som, e segurou cada uma delas enquanto cantava.
Ele começou mostrando uma colcheia, depois uma quiáltera, uma semicolcheia e, por último, uma quiáltera de seis. Conforme trocava as figuras, aumentava o ritmo em que cantava.
“É algo que eu já vinha trabalhando há um tempo, mostrando o ‘flow’ mais devagar e mais rápido, e como isso é possível grafar no papel. Pensei: vou pegar os valores rítmicos que se aprende em teoria musical e mostrar na minha própria voz como eu aplico cada um deles”, diz o professor.
🎤 “Flow” é a forma com que o artista encaixa a letra da música na batida.
Kaleb Mesmo viralizou na internet com vídeos de teoria musical aplicada no rap.
Redes Sociais/ Reprodução
Kaleb nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, e cresceu em Brasília. Ele começou no rap com 14 anos.
Mas, a música sempre fez parte da vida dele. O pai era pastor e a mãe tecladista do louvor da igreja e, logo cedo, Kaleb começou a fazer aulas de teclado.
🎓 Em 2022, ele se formou no curso de licenciatura em música na Uiversidade de Brasília (UnB). No trabalho de conclusão do curso, usou o que já vinha experimentando na prática: “O RAP é Música: aprender e ensinar rap na visão dos rappers do DF”.
Sucesso fora do DF
Kaleb Mesmo (@kalebmesmo) viralizou mostrando os padrões rítmicos do Kendrick Lamar.
Os vídeos de Kaleb acabaram sendo vistos em várias partes do país. Pessoas influentes no cenário do rap nacional, como o MC Marechal, do Rio de Janeiro, foram um dos que elogiaram o trabalho do professor de teoria musical.
📣 Os 3,5 mil seguidores que tinha se transformaram em mais de 45 mil, em menos de um mês.
Alguns dos vídeos que mais chamam a atenção nas redes são de Kaleb Mesmo analisando “flows” de artistas conhecidos, e mostrando os padrões musicais utilizados por eles. Um dos “flows” analisados foi o de Kendrick Lamar, rapper que performou o show do intervalo do Super Bowl em 2025 – Kaleb analisou a forma que o artista canta na música “Alright” (veja vídeo acima).
O professor também promove o debate sobre a teorização do rap. Ao explicar que em outros gêneros musicais os artistas buscam a excelência, ele reflete sobre o porquê de essa prática no rap ser tão importante.
“O domínio teórico da música, não só da rima como das linhas e dos acordes, me ajudava na prática do rap do dia-a-dia, para gravar, produzir e tocar. Minha proposta não é chegar para os MCs e falar que eles precisam aprender isso da forma que eu aprendi, é sim aprofundar mais no que a gente já faz para ter mais autonomia”, diz Kaleb.
LEIA TAMBÉM
HIP-HOP: a história da cultura que saiu do Bronx para ganhar o mundo
‘TODA MINHA FAMÍLIA VAI, EU VOU FICAR EM CASA’: cadeirante é retirado de avião, no DF, e impedido de viajar para Recife
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.