28 de dezembro de 2024

Professor do interior de SP ganha medalha de ouro em olimpíada e está entre 10 melhores do Brasil

Felipe Mascagna Bittencourt Lima, de São João da Boa Vista, participou da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio que premiou melhores estratégias de ensino. Veja vencedores. Professor de matemática de São João da Boa Vista vence olímpiada e vai viajar para a China
Um professor de São João da Boa Vista (SP) foi um dos dez medalhistas de ouro da primeira Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), que premiou as melhores estratégias de ensino deste conteúdo (veja abaixo os vencedores).
Felipe Mascagna Bittencourt Lima foi o único do estado de São Paulo a se destacar entre os mais de 600 participantes da competição por desenvolver uma apostila personalizada para cada turma que dá aula no Instituto Federal de São João da Boa Vista.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
“Para cada ano eu vejo e penso: o que dá para melhorar para o ano que vem? Será que tem algum exercício mais interessante para o ano que vem? Vou em função do que vou sentindo durante a aula”, disse.
Professor Felipe Mascagna Bittencourt Lima, de São João da Boa Vista, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio
Rodrigo Sargaço/EPTV
O material é impresso pelo próprio professor em sua casa, que também disponibiliza aulas on-line e faz plantão de dúvidas com os alunos fora das aulas.
“Eu sentia bem mais a geometria. Eu não entendia nada tipo triângulo, quadrado, nada. Aí com esse método eu consegui entender mais, consegui entender muito mais do que eu já imaginava. Facilitou muito”, afirmou o estudante Nicole Ortolan da Silva.
Com 16 alunos que já foram medalhistas em olimpíadas nacionais com a sua ajuda, Lima pode conquistar a sua própria medalha de ouro. A premiação do professor foi considerada mais que justa pelos seus alunos.
“A aula dele é uma aula humana. A apostila é maravilhosa? Com certeza! Mas o carinho dele com a gente incentiva a estudar matemática. E com isso eu melhorei muito”, afirmou a estudante Juliana Aparecida de Carvalho.
Professor Felipe Mascagna Bittencourt Lima, de São João da Boa Vista, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio
Rodrigo Sargaço/EPTV
Olímpiada de professores
Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) surgiu com o objetivo de selecionar, anualmente, até 10 professores de matemática que fazem a diferença para os alunos.
Em sua primeira edição, em 2023, a olímpiada contou com mais de 600 educadores de escolas públicas e particulares de todo país. Além de fazerem provas on-line, os competidores passaram por entrevistas sobre seus métodos de ensino.
A competição foi criada por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Além das medalhas, os professores vão ganhar uma viagem pra China.
“Esses professores são notáveis e eles ainda vão beber do que a gente acha que é a melhor fonte do mundo, que é Xangai, que lidera o Pisa em matemática no mundo. Após esse intercâmbio eles trarão mais novidades ainda e eles irão disseminar isso em várias escolas no país”, afirmou Adauto Caldara, integrante comitê organizador da olimpíada.
Professor Felipe Mascagna Bittencourt Lima, de São João da Boa Vista, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio
Rodrigo Sargaço/EPTV
O Pisa avalia o desempenho de estudantes de 15 e 16 anos e é realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 81 países. O Brasil ocupou a 65ª posição na última avaliação.
Para o professor Lima, participar da olimpíada de professores foi uma realização pessoal.
“Para mim, que no meu ensino médio e fundamental não tive oportunidade de participar de uma olimpíada de matemática, é muito gratificante participar de uma olimpíada agora, no caso para professores de matemática, e estar recebendo uma medalha”, comemorou.
Vencedores na categoria Ouro da OPMbr 2023
Christiano Otávio de Rezende Sena – CEFET-MG – Campus I – Belo Horizonte (MG)
Felipe Mascagna Bittencourt Lima – IFSP – São João da Boa Vista
Jose Fabio de Araújo Lima – EE Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand – Feira de Santana (BA)
Josiéli Fátima Tonin Pagliosa – EE Normal José Bonifácio – Erechim (RS)
Kacio José Cardoso Santos – Centro Estadual de Educaçao Profissional Professora Lourdinha Guerra – Parnamirim (RN)
Milena Monique de Santana Gomes – EEEFM Prpf. Olivina Olívia Carneiro da Cunha – João Pessoa (PB)
Roberto Cesar Cucharero Peregrina – CE Prefeito Mendes de Moraes – Ilha do Governador – Rio de Janeiro (RJ)
Romis de Sousa Moraes – EMEF Madre Teresa de Jesus – Ourilândia do Norte (PA)
Rubens Lopes Netto – Centro de Educação Deputado Júlio Pires Monteles – Anapurus (MA)
Silmara Louise da Silva – EE David Campista – Poços de Caldas (MG)
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias