12 de janeiro de 2025

Professora e escritora Nelly Carvalho morre no Recife, aos 88 anos

Causa da morte foi um choque séptico provocado por broncopneumonia. Pesquisadora na área de linguística histórica, ela era integrante da Academia Pernambucana de Letras. Professora e escritora Nelly Carvalho morre no Recife
A professora e escritora Nelly Carvalho, integrante da Academia Pernambucana de Letras, faleceu neste sábado (8), no Recife, aos 88 anos (veja vídeo acima).
Ela estava internada desde a sexta-feira (7) no Hospital Memorial Star, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. A causa da morte foi um choque séptico provocado por broncopneumonia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O velório acontece às 16h no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, no Grande Recife. A cremação começa às 19h, no mesmo local.
Graduada em letras, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nelly era especialista em linguística histórica, com pesquisas sobre publicidade, cultura e léxico.
Imagem de acervo da professora e escritora Nelly Carvalho, em entrevista à TV Globo em 2020
Reprodução/TV Globo
Segundo a Academia Pernambucana de Letras, algumas das principais obras dela são: “Empréstimos linguísticos”, de 1989; “O texto publicitário na sala de aula”, de 2014; e “Princípios básicos de lexicologia”, de 2016.
Nelly deu aulas na UFPE e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Em notas, as duas universidades lamentaram o falecimento da professora e homenagearam o legado acadêmico dela.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias