9 de outubro de 2024

Programa de suporte da ApexBrasil a empresas para exportações tem nova fase lançada no Acre

Primeiro ciclo do PEIEX atendeu, entre 2019 e 2021, 52 empresas no estado. Na segunda etapa, a meta é capacitar outras 50 empresas em parceria com o Sebrae. Lançamento da nova etapa ocorreu nessa segunda-feira (7), no auditório do Sebrae em Rio Branco
Gabrielly Martins/Asscom Sebrae
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da ApexBrasil, teve uma nova fase lançada no Acre nessa segunda-feira (7). A iniciativa dá suporte e prepara os empreendimentos para atender mercados internacionais por meio de planejamento e consultoria com especialistas em comércio exterior.
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O lançamento do novo ciclo do programa no estado foi lançado no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC), que é parceiro da ApexBrasil no programa.
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No primeiro ciclo, o PEIEX atendeu, entre 2019 e 2021, 52 empresas no estado. Na segunda etapa, a meta é capacitar outras 50 empresas, com investimento de R$ 796 mil da ApexBrasil e outros R$ 202 mil do Sebrae.
“Este é um programa da Apex que prepara sobretudo pequenos negócios para conquistarem mercados no mundo inteiro com competitividade e chega a todas as regiões do país. Com a parceria do Sebrae e outras instituições, o PEIEX amplia ainda mais esta capilaridade”, destacou o presidente do órgão, Jorge Viana, que representou a instituição junto com a diretora de negócios Ana Repezza.
PEIEX
Objetivo do programa é capacitar as empresas brasileiras para mercados internacionais
Gabrielly Martins/Asscom Sebrae
A participação no programa deve ser solicitada pelas empresas a um dos núcleos da ApexBrasil, que faz uma visita aos empreendimentos. No Acre, este núcleo é o Sebrae, que consta como entidade executora do programa.
Após a visita da equipe técnica, as companhias assinam um termo de adesão. Segundo a ApexBrasil, os atendimentos são gratuitos. Ao final dos atendimentos, as empresas recebem um plano de exportação.
“A empresa não precisa pagar pelo atendimento, mas deve estar disposta a dedicar tempo e investir na melhoria do seu processo”, ressalta o órgão.
Durante o atendimento, os empresários ou representantes dos estabelecimentos devem estar disponíveis para verificações de procedimentos e para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX. Além disso, devem participar dos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos. O trabalho do técnico extensionista não gera ônus financeiro para a empresa, segundo a ApexBrasil.
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