Entre os projetos do Governo do Estado de São Paulo está a construção de estruturas em Teodoro Sampaio (SP) até 2025. Trecho do Rio Paraná, em Rosana (SP)
Beto Suniga
O Governo do Estado de São Paulo lançou o Programa de Turismo Náutico com projetos de ações e estratégias voltadas ao Pontal do Paranapanema, no Oeste Paulista.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O projeto, lançado na última quarta-feira (6), visa ser constantemente atualizado, listando e relacionando prioridades para desenvolver, estruturar e promover o turismo náutico no Estado ao longo dos próximos anos.
Uma das dimensões do programa trata de ações específicas para estimular o turismo náutico fluvial em rios e represas a partir da expansão de infraestruturas, com estruturas náuticas, e da criação de circuitos náuticos marítimos.
Ao todo são 49 estruturas a serem totalmente implementadas até 2033 em rios, represas, lagos e canais do Estado de São Paulo.
Delas, uma deve ser construída em Teodoro Sampaio (SP), banhado pelo Rio Paraná e Paranapanema, até 2025. Além disso, a Represa Laranja Doce, em Martinópolis (SP), também deve receber projetos náuticos envolvendo o turismo.
Conforme o documento, as represas presentes nos locais possuem potencial turístico a partir da presença de embarcações particulares, de passeio e recreação, incluindo motos aquáticas.
Entre as atividades fomentadas no Oeste Paulista do turismo náutico também está o mergulho em diversos pontos do Rio Paraná, em Presidente Epitácio.
Rio do Peixe, na divisa entre Presidente Epitácio (SP) e Panorama (SP)
Luís Augusto Pires Batista/ TV Fronteira
Turismo e Circuitos Náuticos
Conforme o programa, o desenvolvimento de roteiros de turismo náutico envolvem todas as dimensões de atividade e ecossistema que encontram lógica territorial quando organizados em circuitos náuticos.
Os circuitos náuticos sugeridos englobam a possibilidade de integrar 118 municípios do estado de São Paulo em 10 circuitos, sendo dois deles no Oeste Paulista.
“A organização da governança em circuitos possibilita, de forma gradativa, coesão e uma forma participativa e inclusiva de inserção dos municípios, das regiões turísticas e da efetiva sinergia dos atrativos, equipamentos e operações de turismo náutico em todas suas dimensões naquele circuito. Também permite o planejamento de roteiros, sinalização, identidade e uma organização logística e territorial das atividades de apoio e complementares”, aponta o documento.
Os circuitos náuticos que devem ser implementados no Oeste Paulista são:
Pontal do Paranapanema: que abrange Iepê (SP), Nantes (SP), Taciba (SP), Narandiba (SP), Pirapozinho (SP), Sandovalina (SP), Mirante do Paranapanema (SP), Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista (SP), Rosana (SP) e Presidente Epitácio (SP).
Hidrovia Paraná Paulista: que abrange Rosana, Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio, Panorama (SP), Paulicéia (SP), Castilho (SP), Rubinéia (SP) e Santa Fé do Sul (SP).
Conforme o documento, o Circuito Náutico Pontal tem como meta realizar estudos específicos com mapa de desenvolvimento dos circuitos até o final de 2025.
Rio Paraná, em Presidente Epitácio (SP)
Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Presidente Epitácio (SP)
Programa Turismo Náutico
O Programa de Turismo Náutico relaciona ações, estratégias, articulações e localização geográfica do desenvolvimento da oferta de turismo náutico no Estado de São Paulo.
Na iniciativa estão previstos projetos para a promoção de destinos no litoral e regiões fluviais de São Paulo, incluindo crédito para investimentos em reformas de portos e criação de distritos turísticos náuticos. O programa também reúne outras duas iniciativas inovadoras: o lançamento de dois guias digitais com foco no turista.
Conforme o Governo, o documento lançado trata-se de um planejamento abrangente a ser constantemente atualizado e aprimorado, listando e relacionando prioridades para desenvolver, estruturar e promover o turismo náutico em grande escala no estado de São Paulo, em integração com os estados brasileiros adjacentes, uma vez que o crescimento da atividade em São Paulo está totalmente interligado com o crescimento da atividade em todo o Brasil.
Todo o programa de turismo náutico tem a proposta de catalisar um adicional projetado de R$ 14,7 bilhões à economia do turismo do Estado de São Paulo, em valores de hoje.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.