23 de setembro de 2024

Programação cultural celebra os 99 anos do nascimento de Edson Queiroz

Celebrações iniciam em Cascavel, cidade natal do industrial Edson Queiroz, com uma missa na Igreja Matriz. Atividades continuam no Memorial Edson Queiroz com abertura da exposição “Entre Capas”.
Haverá ainda em Caucaia a exposição “Retratos de Edson”. O industrial Edson Queiroz completaria 99 anos no dia 12 de abril.
Reprodução
Uma programação cultural gratuita começa, nesta sexta-feira (12), para marcar o aniversário de 99 anos de nascimento do industrial cearense Edson Queiroz (in memoriam), nascido na mesma data, em 1925.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A iniciativa é uma realização do Instituto Myra Eliane, instituição sem fins lucrativos com foco na promoção da educação e cultura, que abre atividades para o público nos equipamentos que dispõe em Cascavel, Memorial Edson Queiroz; e em Caucaia, Espaço Cultural Arandu e Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e ainda apoia corridas de rua adulto e infantil.
Na sexta-feira, as celebrações iniciam em Cascavel, cidade natal de Edson Queiroz, às 18h, com uma missa na Igreja Matriz de Cascavel. Na sequência, as atividades continuam a 200 metros do local, no Memorial Edson Queiroz, às 19h, com a abertura da exposição “Entre Capas”.
A mostra exibe capas icônicas do jornal Diário do Nordeste, representando a contribuição do fundador do periódico, Edson Queiroz, ao jornalismo e à sociedade.
A exposição reúne 38 capas marcantes que noticiaram fatos históricos locais e nacionais sobre assuntos de economia, educação, saúde, entre outros.
Algumas capas em destaques são:
A primeira edição do DN, em 19 de dezembro de 1981, assinada por Edson;
O trágico acidente aéreo no qual o industrial faleceu, em 1982;
O sequestro de Dom Aloísio, em 1994;
A morte de Ayrton Senna, em 1994;
O Brasil pentacampeão mundial de futebol, em 2002;
E o marco positivo de alfabetização no Ceará, em 2020.
Instituto Myra Eliane amplia horário de visitas ao Memorial Edson Queiroz.
Divulgação
“Entre Capas” fica em cartaz até o dia 12 de maio, com visitação gratuita.
“Temos uma exposição evidenciando a grande contribuição de Edson Queiroz ao jornalismo, essencial para a cidadania e o registro da nossa história, e outra exposição com fotos reveladoras de como ele era no cotidiano, além de outras atividades, todas gratuitas. É uma honra lançar luzes à memória dele, de modo que seja sempre valorizada e inspire mais e mais pessoas”, afirma o neto do industrial, Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
Também no dia 12, haverá uma programação especial para as crianças alunas do Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso.
Edson em três versões
Na segunda-feira (15), às 10h, será aberta no Espaço Cultural Arandu, em Caucaia, a exposição “Retratos de Edson – vários ângulos de um homem à frente de seu tempo”.
A mostra consiste em 38 fotografias de três vertentes: “Simplesmente Edson”, “Edson líder empresarial e visionário” e “Edson em família”, proporcionando ao público conferir imagens dele em momentos mais íntimos, como um beijo na esposa Yolanda Queiroz, na infância e em bastidores.
LEIA MAIS:
Memorial Edson Queiroz celebra dois anos de cultura e memória
Memorial resgata vida e obra de Edson Queiroz, fundador da Universidade de Fortaleza
Memorial Edson Queiroz amplia horário de visitas e destaca últimos dias da mostra ‘Presidentes’, no Ceará
Lançamento de biografia se transforma em uma grande homenagem a Edson Queiroz
Os curadores são os professores da Unifor, Adriana Helena Santos Moreira da Silva, doutora em Ciências da Cultura e vice-reitora de extensão e comunidade universitária e Jari Oliveira, mestre em Arquitetura e Urbanismo e especialista em fotografia. “Retratos de Edson” fica em exibição até o dia 17 de maio, com visitação gratuita.
No Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor), serão realizadas palestras com pesquisadores especialistas na vida de Edson Queiroz.
Na terça-feira (16), às 15h, uma Roda de Conversa sobre a obra “Edson Queiroz – Uma Biografia” será conduzida por Aila Sampaio, professora da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e da Unifor, doutora em Letras e escritora.
Já na quinta-feira (18), às 15h, será o momento de se inspirar na mente visionária de Edson para os negócios com a palestra “Empreendedorismo – Seja protagonista da sua própria história”, ministrada por Gustavo Peter, administrador de empresas e professor da Unifor.
Ambas as palestras são gratuitas e é possível se inscrever por meio do telefone (85) 3493-5696, ramal 12 ou via e-mail cenfor@myraeliane.org.
Edson Queiroz e a esposa Yolanda Queiroz.
divulgação
Corridas de rua
A promoção da saúde e da qualidade de vida por meio do esporte também está contemplada na programação. Adultos e crianças vão se divertir pelas ruas de Cascavel com a 3⁠ª Corrida de Rua e Caminhada do Memorial Edson Queiroz e a 2⁠ª Corridinha do Memorial Edson Queiroz, que serão realizadas no domingo (14), a partir das 6h30.
As corridas são promovidas pela prefeitura municipal, com apoio do Instituto Myra Eliane.
Quem foi Edson Queiroz
Edson Queiroz (1925-1982), natural de Cascavel, é reconhecido como um dos maiores empreendedores do Brasil. Fundou um dos maiores conglomerados empresariais do país, o Grupo Edson Queiroz (GEQ), com atuação em diversas áreas e presença em mais de dez estados brasileiros.
A história do GEQ começou em 1951, quando Edson Queiroz iniciou investimentos em setores como telecomunicações, indústria, agropecuária, energia e mineração.
Hoje, compõem o GEQ: Esmaltec, Minalba Brasil, Nacional Gás e Sistema Verdes Mares.
Edson foi, também, um grande incentivador da cultura e do esporte. Compõem o legado dele a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Em 21 de março de 1973, o industrial Edson Queiroz (1925-1982) inaugurou a Unifor, no bairro que hoje leva seu nome
Acervo da Universidade de Fortaleza
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza, que tem como propósito “transformar vidas através dos Valores Humanos”. Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população.
A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional – o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e os espaços de fomento às artes – Memorial Edson Queiroz (Cascavel) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia).
Serviço:
Programação cultural – comemoração dos 99 anos de nascimento de Edson Queiroz
Gratuito
Cascavel
12 de abril (sexta-feira)
18h
Missa em Ação de Graças a Edson Queiroz
Igreja Matriz de Cascavel, à Rua Prof. José Antônio de Queiroz, 248.
19h
Abertura da exposição “Entre Capas”
Memorial Edson Queiroz, à Rua Crispin Teixeira, S/N, Praça Nossa Senhora do Ó.
Período em cartaz: 12 de abril a 12 de maio, de terça a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 8h às 14h.
Agendamento de grupos: contato@memorialedsonqueiroz.com.br ou (85) 2181.6339
14 de abril (domingo), às 6h30
3⁠ª Corrida de Rua e Caminhada do Memorial Edson Queiroz e às 7h30 2⁠ª Corridinha do Memorial Edson Queiroz
Caucaia
15 de abril (segunda-feira), às 10h
Abertura da exposição “Retratos de Edson – vários ângulos de um homem à frente de seu tempo”
Espaço Cultural Arandu, à Avenida Central, s/n, Bairro Araturi
Período em cartaz: 15 de abril a 17 de maio, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h
Agendamento de grupos para a exposição: arandu@myraeliane.org ou (85) 3493.5696 ramal 3
Palestras
Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz
Avenida Central, s/n, Bairro Araturi. Caucaia (CE)
16 de abril (terça-feira), às 15h
Roda de Conversa sobre a obra “Edson Queiroz – Uma Biografia”, com Aíla Sampaio
18 de abril (quinta-feira), às 15h
“Empreendedorismo – Seja protagonista da sua própria história”, com Gustavo Peter
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias