Corte simultâneo de bolo também faz parte da programação em Santarém e mais seis municípios. Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém
Comunicação Ufopa / Divulgação
A extensa programação alusiva aos 15 anos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) será movimentada na semana de 11 a 17 de novembro de 2024, com corte simultâneo de bolo, CTIC Day, Procce Day, inauguração de academia ao ar livre, Jogos Internos e Show Cultural. Até dezembro, a universidade ainda realizará inaugurações, entrega de obras de infraestrutura e a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Nesta sexta-feira (8), a partir das 18h, na Orla de Santarém, a universidade realiza panfletagem, distribuição de brindes e apresentações musicais.
O tradicional corte do bolo pelos 15 anos da Ufopa, completados no último dia 5 de novembro, ocorrerá simultaneamente na sede (Santarém) e nos seis campi regionais (Juruti, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre, Alenquer e Itaituba), na segunda-feira (11), às 15h30. O corte do bolo não foi realizado no dia 5 devido ao período de recesso acadêmico.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Também no dia 11, um pouco mais cedo, às 14h30, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação realiza o CTIC Day para divulgação dos seus novos sistemas e serviços.
Em Santarém, além do corte do bolo, no dia 11, haverá a inauguração de uma academia ao ar livre no Complexo Esportivo da Unidade Tapajós, às 11h. Na mesma data, acontece a abertura dos Jogos Internos da Ufopa (JIUfopa) na Arena Estadual do Oeste do Pará – Prof. Djalma Lima, às 17h.
No dia 14 de novembro a Ufopa realiza o Procce Day, um evento para mostrar ao público o que está sendo feito na área da extensão. Será um dia inteiro com atividades de extensão, que uma das bases do tripé (ensino, pesquisa e extensão) sobre o qual a universidade foi construída.
“Na ocasião, vamos apresentar o resultado do edital Piape, o Georreferenciamento da Extensão do Oeste do Pará, e também premiaremos os alunos que participaram do Concurso de Redação. Vamos também inaugurar o Ateliê de Artes”, afirmou a pró-reitora da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce), Ediene Pena.
Às 18h30 haverá show cultural no Madeirão da Ufopa Tapajós. A programação é aberta à comunidade em geral.
Finalizando a programação da semana, no dia 17, o Núcleo Tecnológico de Laboratórios lança a Incubadora do Tapajós. No mesmo dia, a Agência de Inovação tecnológica abre a Jornada de Inovação.
Histórico e localização
Criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, a Ufopa é a primeira instituição federal de ensino superior com sede em um dos pontos mais estratégicos da Amazônia, no município de Santarém, a terceira maior cidade do estado do Pará, mundialmente conhecida por suas belezas naturais, com destaque para o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas.
A criação da Ufopa faz parte do programa de expansão das universidades federais e é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual se prevê a ampliação do ensino superior na região amazônica.
Surgiu da incorporação do Campus de Santarém da UFPA e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), as quais mantinham atividades na região Oeste paraense. A Ufopa assimilou também outras unidades da UFPA e da Ufra para a formação dos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Em Santarém, a Ufopa mantém suas atividades, atualmente, em duas unidades: Unidade Rondon, localizada no bairro Caranazal; e Unidade Tapajós, no bairro Salé.
A instituição possui hoje 44 cursos regulares de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, além de 23 cursos de pós-graduação, sendo 18 mestrados e cinco doutorados – dois institucionais e três em rede. Oferta diversos cursos de graduação em parceria com o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e Programa de Educação e Formação Superior Forma Pará, do governo do estado.
*Com informações da Ufopa