16 de janeiro de 2025

Projeto ajuda pessoas com deficiência a desenvolver as habilidades psíquicas

‘O primeiro dia que ele tocou em um cachorro, a gente se emocionou’ – disse mãe de criança autista; conheça o projeto “TerAUmigo”. O primeiro dia que ele tocou em um cachorro, a gente se emocionou’ – disse mãe de criança autista; conheça o projeto “TerAUmigo”.
É comprovado que a terapia tem um potencial benéfico para as pessoas. A terapia ocupacional para pessoas com deficiência (PcD) é eficaz e tem efeitos positivos como o estímulo da coordenação motora, da memória, bem como ajuda na concentração e na socialização. Diante das várias possibilidades de apoio psicológico e motor, é possível que algumas pessoas com deficiência tenham dificuldades de desenvolver as habilidades cognitivas.
A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um tratamento de relação humano-animal e promove benefícios como a interação entre as pessoas, melhora a saúde física e cardiovascular do paciente, além de aperfeiçoar as funções cognitivas das pessoas. Em Caruaru existe um projeto terapêutico chamado “TerAUmigo”, realizado no Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas – CENEETI, Educação Especial PE. O centro conta com animais como cães e arara, todos autorizados pelo Ibama. Os cães participam das sessões de fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricidade, psicologia (ABA), terapia cognitiva-comportamental (TCC), terapia ocupacional e fisioterapia.
Pedro Vinícius tem 17 anos. Ele é um adolescente com transtorno do espectro autista. Segundo Maria Elisângela, mãe do garoto, ele tinha medo cachorro desde criança. Ele faz as intervenções terapêuticas no Cenneti e a equipe do centro passou a implementar a terapia assistida por animais durante o tratamento de Vinícius.
“A TAA – terapia assistida com animais – na vida de Vinicius foi um divisor de águas. Era muito difícil o nosso dia a dia com ele porque quando ele via um cachorro ele se desesperava.” – disse a mãe de Vinicius. Hoje ele não tem mais medo do animal e a família dele celebra os resultados dessa metodologia na vida do garoto. “O primeiro dia que ele tocou no cachorro, a gente se emocionou muito, porque não esperávamos que fosse assim tão rápido.” – disse Elisângela.
As modalidades na IAA (Intervenção Assistida por Animais), são realizados no local e se dividem entre Terapia Assistida por Animais (TAA) e Educação Assistida por Animais (EAA).
Projeto ajuda pessoas com deficiência a desenvolver as habilidades psíquicas.

Mais Notícias