Projeto Golfinho Rotador realizou atividades com estudantes da Escola Arquipélago. Coordenador da entidade ambiental fez um balanço dos trabalhos em mais de três décadas na ilha. Pesquisadores realizados atividades com os estudantes
Projeto Golfinho Rotador/Divulgação
O Projeto Golfinho Rotado (PGR), entidade ambiental que estuda e monitora os golfinhos e realiza educação ambiental em Fernando de Noronha, celebrou os 34 anos de atividades na Escola Arquipélago, na sexta-feira (23).
Foram promovidas feira de conhecimento, exposição osteológica, pintura facial, jogo de dominó dos animais e tabuleiro humano, entre outras ações, com os estudantes da ilha.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
“O projeto priorizou comemorar o aniversário na Escola Arquipélago porque acreditamos que a educação e os jovens são o que importam para o futuro de Noronha e do planeta”, disse o fundador e coordenador da entidade ambiental, José Martins.
Os golfinhos de Fernando de Noronha são observados em estudo
José Martins/Projeto Golfinho Rotador
Balanço
Segundo o pesquisador, o projeto é um dos maiores programas de pesquisa ecológica de longa duração de golfinhos do mundo e o maior projeto de conservação destes cetáceos do Brasil.
“Ao longo dos anos registramos, monitoramos, realizamos pesquisa e proteção de mais de dois milhões de vidas de golfinhos-rotadores”, informou José Martins. Ele contou que os pesquisadores da entidade somaram mais de 8 mil dias de pesquisa, 77 mil horas de observação, mil expedições de barco e 1,5 mil mergulhos.
Martins também enfatizou o trabalho de educação e comunicação ambiental que o Projeto Golfinho Rotador tem desenvolvido.
“Foram realizadas mais de mil oficinas teóricas e práticas de ‘educomunicação’ ambiental para mais de 15 mil alunos e 200 professores e mais de 500 mil visitantes receberam palestra e/ou orientação sobre os rotadores, Fernando de Noronha e o oceano nesses 34 anos”, contabilizou.
O Projeto Golfinho Rotador também dá apoio a uma escolinha de surfe e ao Maracatu Nação Noronha. O patrocínio tem apoio do Programa Petrobras Socioambiental.
Projeto realiza estudo dos golfinhos em Fernando de Noronha desde 1990
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco