A ação contou com a colaboração de acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Professora Lucineide Pinheiro em palestra na comunidade Cachoeira do Aruã
Divulgação
Professores, estudantes e técnicos da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada na comunidade Cachoeira do Aruã, em Santarém oeste do Pará, participaram de uma imersão pedagógica de Educação Ambiental promovida pelo equipe do projeto Escola D’água, durante três dias, até o último sábado (17).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Com foco na preservação ambiental e no uso sustentável da água, foram realizadas palestras, oficinas, rodas de conversa, produções educomunicativas, exibição de filme e momento cultural com apresentação de danças folclóricas.
A escola da comunidade é uma das 16 escolas polo que integram o projeto, que tem transformado a educação ambiental na região. A ação contou ainda com a colaboração de acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
As atividades práticas foram complementadas ainda com visita a nascentes, igarapés, e a cachoeira da comunidade.
Cartazes produzidos durante oficina sobre educação ambiental
Divulgação
“É muito importante o que está acontecendo aqui. Estamos dialogando com a comunidade escolar sobre a importância do fortalecimento do coletivo de jovens Embaixadores das Águas. Conversamos com crianças, jovens e adultos, sobre questões essenciais para o futuro do território”, destacopu a coordenadora do projeto, professora Raimunda Lucineide Pinheiro.
Localizada no coração da Amazônia, na margem esquerda do rio Aruã, a 103 km da zona urbana de Santarém, a Cachoeira do Aruã é conhecida pelas belezas naturais e pela riqueza cultural de seu povo. A comunidade enfrenta os desafios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, especialmente, diante das crescentes pressões econômicas sobre a área e do avanço do desmatamento.
“A vinda da equipe trouxe um grande enriquecimento para o projeto em nossa comunidade, especialmente, na nossa escola. Sem dúvida, vamos agora impulsionar ainda mais nossas ações e, acima de tudo, fortalecer os Embaixadores e as Embaixadoras, que são as nossas lideranças”, comentou o gestor da escola Nossa Senhora de Nazaré, Raimundo Jorge Andrade.
Uma das participantes das oficinas e embaixadora das águas na escola, Cissa Alessandra Gonzaga, do 9º ano do ensino fundamental, compartilhou sua experiência no projeto. “Eu aprendi no projeto o quanto é importante a gente preservar o meio ambiente, os rios, as florestas, porque sem eles não há vida”.
Apresentação cultural de jovens da comunidade Cachoeira do Aruã
Divulgação
“O Escola D’água traz a seguinte proposta: ‘gotas de saberes, rios de conhecimentos’. Essa é a essência do projeto: promover uma busca dialógica, um encontro com o outro sob uma perspectiva socioambiental e educomunicativa. Dessa forma, podemos juntos buscar caminhos e soluções para os desafios que enfrentamos hoje na Amazônia”, concluiu Lucineide Pinheiro.
O Projeto Escola D’água
Desde sua implantação em Santarém em 2014, o projeto Escola D’água tem sido um pilar na educação ambiental de crianças, adolescentes e professores em mais de 100 escolas em comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e também na zona urbana de Santarém.
Atualmente, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e executado pelo Instituto Mureru Eco Amazônia, o projeto promove o uso sustentável da água e a sensibilização sobre a importância de preservar os recursos naturais em 16 escolas públicas da região, a partir dos pilares do programa internacional Swarovski Waterschool.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região