19 de janeiro de 2025

Projeto ‘Mostra Pirão: Circuito de Cinema’ é lançado no Quilombo Arapemã, em Santarém

Além de Santarém, a “Mostra Pirão” percorrerá os municípios de Mojuí dos Campos, Belterra, Alenquer, Monte Alegre, Juruti e Oriximiná. Idealizadores do projeto
Divulgação
Será lançado na tarde deste domingo (5), na comunidade Quilombo Arapemã, região de várzea de Santarém, Oeste do Pará, o projeto “Mostra Pirão: Circuito de Cinema”. O objetivo do projeto, patrocinado pela Lei Paulo Gustavo e apoiado pelo Ministério da Cultura e pela Secult, é democratizar o acesso ao cinema regional e proporcionar uma experiência inclusiva para as comunidades do Baixo Amazonas.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Um telão será montado ao ar livre para que a comunidade possa se reunir e vivenciar o poder transformador do cinema. Na estreia, os moradores assistirão ao filme “Se esse rio falasse”, dirigido por Lia Malcher, que também é coordenadora do projeto.
A escolha do Quilombo Arapemã para simbolizar a essência do projeto é alcançar aqueles que estão mais distantes das tradicionais salas de cinema.
De acordo com o idealizador do projeto, Carlos Bandeira, as produções audiovisuais locais, que até então estavam restritas a plataformas como o YouTube, agora serão exibidas presencialmente. “Criar uma plataforma que leva o cinema até o público de forma presencial, fortalecendo a cultura local”.
Segundo Keliane Banderia, coordenadora de acessibilidade, estão sendo oferecidos serviços como tradução em Libras e audiodescrição. “A acessibilidade é fundamental para que todos, sem exceção, possam desfrutar do cinema e se sentir parte desta experiência cultural”, afirmou.
Além de Santarém, a “Mostra Pirão” percorrerá os municípios de Mojuí dos Campos, Belterra, Alenquer, Monte Alegre, Juruti e Oriximiná.

Mais Notícias