Com mais de 300 atendimentos de saúde na primeira cidade, ação também será levada para os municípios de Goianésia, Ceres e Porangatu até o final do ano. O projeto ‘Saúde na Comunidade’ da Unimed Cerrado é uma ação que marca a comemoração dos 20 anos de dedicação da cooperativa à saúde e ao bem-estar da população. Durante este ano, para reforçar o propósito de cuidar das pessoas, a cooperativa vai levar atendimentos gratuitos de diferentes especialidades médicas à população de várias cidades.
A primeira edição foi realizada em Uruaçu, no dia 13 de abril, e reuniu os esforços de médicos cooperados e prestadores para oferecer 112 consultas, 200 testes e outros atendimentos na Tenda da Saúde. Durante o atendimento, una das equipes registrou um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma criança da comunidade.
Não verbal, o menino já havia sido atendido na rede pública por conta da ocorrência frequente de diarreia e do aparecimento de feridas no rosto. No evento, a mãe foi orientada por um dos médicos cooperados presentes de que esses quadros estão relacionados ao diagnóstico de TEA e à alimentação da criança. “Eu não descobria o que era a causa desses problemas e agora que o médico aqui no Saúde na Comunidade me explicou certinho estou mais tranquila porque meu filho vai ter o tratamento que ele merece”, afirmou a mãe.
Saúde na Comunidade
Durante toda a manhã, 490 pessoas passaram pelo Colégio Militar Dona Maria Eliza da Silva, aproveitando as consultas com especialistas em Oncologia, Ginecologia, Pediatria, Medicina do Tráfego e Clínica Geral, além dos atendimentos psicológico e jurídico, cuidados com a beleza com maquiadoras e cabeleireiros e doação de mudas. Já as crianças puderam se divertir com apresentações de dança e personagens, pintura facial, pula-pula, pipoca e algodão doce, e receberam orientações de higiene bucal no “escovódromo” e educação financeira no Mercadinho do Sicoob.
Para Shirley Gonçalves de Pádua Miguel, diretora-presidente da Unimed Cerrado, a edição de Uruaçu do ‘Saúde na Comunidade’ foi um triunfo dos esforços voluntários e coletivos dos profissionais que fazem parte da cooperativa. “Recebemos a população de Uruaçu com atendimento gratuito e de qualidade em consultas de diferentes especialidades e nada disso seria possível sem o espírito de cooperativismo dos nossos médicos. Eles mostraram mais uma vez que cuidar da saúde das pessoas e estar presente para ajudar a levar bem-estar duradouro ao Norte goiano é nosso propósito e nosso compromisso. É isso que pretendemos levar a todas as cidades das nossas singulares em cada edição”, completa.
Cidades
Depois de Uruaçu, o projeto segue levando atendimentos médicos e outros serviços aos demais habitantes da região Norte de Goiás, passando por Goianésia no dia 25 de maio, Ceres no dia 8 de junho e, finalmente, encerrando a programação de 2024, em Porangatu no mês de agosto. Ao todo, a Unimed Cerrado espera atender mais de 12 mil pessoas, nos quatro eventos do ano.