25 de dezembro de 2024

Projeto social cria marca de roupas sustentáveis desenvolvidas por alunos em situação de vulnerabilidade

Produzida no Ateliê da Maré, do Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (Isac), a marca Moda Uçá utiliza do conceito de reciclagem. Marca faz parte do projeto Pescadores de Histórias do Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (Isac).
Divulgação
O projeto Pescadores de Histórias, do Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (Isac), em Cubatão (SP), criou uma marca de roupas sustentáveis chamada Moda Uçá. A ação foi desenvolvida pelas turmas de costura criativa do Ateliê da Maré, que conta com a participação de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A ação tem como objetivo promover a sustentabilidade e o combate à desigualdade social. O nome Moda Uçá foi inspirado no caranguejo-uçá (ucides cordatus), animal que faz parte da fauna do ecossistema dos manguezais.
A marca foi criada por meio do conceito de upcycling [reutilização criativa], que tem como objetivo dar um novo propósito a um material que seria descartado.
Entre as criações, é possível encontrar roupas utilizadas em trabalhos industriais que se transformaram em casacos e até mesmo calças jeans masculinas que viraram saias.
Nome da marca é inspirado no caranguejo-uçá (Ucides cordatus), animal que faz parte da fauna do ecossistema de manguezal.
Divulgação
As peças pilotos foram apresentadas durante um desfile de moda que ocorreu no último Festival Vida no Mangue.
Segundo a presidente do Isac, Marly Vicente da Silva, em nota publicada pelo projeto, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a marca poderá gerar renda aos alunos em situação de vulnerabilidade social que vivem na Vila dos Pescadores.
Marly destacou que a maioria dos participantes do ateliê são mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social ou que são mães solos e têm seus companheiros em penitenciárias.
O Isac fica na Rua Amaral Neto, 241, na Vila dos Pescadores, em Cubatão. Informações sobre como se tornar um voluntário podem ser encontradas clicando neste link.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias