Entre as opções do menu, está a bruschetta de maniçoba, uma releitura moderna do clássico paraense, servida sobre pão rústico crocante. As delícias do “Mana Pasta, Donna Massa” no Festival Itália Mia
Divulgação
Uma iniciativa que combina capacitação profissional de mulheres e a valorização da rica culinária amazônica. A proposta destaca a criatividade e a tradição da culinária amazônica em um cardápio que exalta ingredientes emblemáticos do Pará. As delícias do “Mana Pasta, Donna Massa” no Festival Itália Mia, que ocorre de sábado (30) a segunda-feira (2), na Estação das Docas, em Belém.
O projeto é uma iniciativa que oferece formação teórica e prática para mulheres em Belém, com o objetivo de fortalecer a autonomia socioeconômica das participantes. As alunas, capacitadas em técnicas de gastronomia e gestão de negócios, tiveram aulas com Janaína Borghi, especialista em empreendedorismo social e comunicóloga, e com a chef Ângela Sicília, do restaurante Famiglia Sicília.
As alunas do projeto, que participaram de um curso intensivo em outubro, apresentarão criações gastronômicas desenvolvidas durante a formação, em pratos que homenageiam a biodiversidade e a cultura da região.
Entre as opções do menu, está a bruschetta de maniçoba, uma releitura moderna do clássico paraense, servida sobre pão rústico crocante. O cardápio também inclui o gnocchi de jambu com pirarucu defumado ao molho branco, destacando massas leves e artesanais com um toque sofisticado, e o fettuccine com ragu Marajoara, que traz o tradicional “frito do vaqueiro”, em celebração à culinária do Marajó.
Para a aluna Silvia Cristina Silva, 47, que já atua na área de vendas, o curso veio aprimorar suas habilidades. “Eu trabalhava no ramo de salgado e agora pretendo fazer daqui para frente novos pratos, mostrar o que aprendi para os meus clientes. Foi muito gratificante e aprendi a reutilizar o que antes ia pro lixo. Aprendi a gostar da culinária e tenho outra visão da gastronomia e adorei trabalhar com massas”, disse.
Para encerrar, a sobremesa promete surpreender com uma focaccia doce de cupuaçu acompanhada por crumble de castanha-do-pará e doce de cupuaçu, criando uma combinação irresistível de texturas e sabores regionais.
“Este menu exclusivo promete uma verdadeira viagem sensorial, homenageando nossos ingredientes amazônicos. O cardápio celebra o encontro entre a culinária tradicional paraense e técnicas italianas, oferecendo uma experiência que conecta sabor, cultura e sustentabilidade. É ideal para quem deseja apreciar os aromas e sabores únicos da Amazônia de forma criativa”, destaca Rosângela Maiorana, presidente do Idea.
Serviço:
Projeto Mana Pasta, Donna Massa no Itália Mia
30 de novembro, 1º e 2 de dezembro de 2024
Local: Av. Mal. Hermes, S/N – Campina
Hora: de 11h às 22h
Entrada gratuita