5 de novembro de 2024

Projetos sociais e pesquisa científica: estímulo ao protagonismo estudantil na escola


No Colégio Marista Maringá, estudantes atuam em projetos de intervenção social e pesquisa científica do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Além de ser um espaço para a aprendizagem acadêmica, a escola também desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de atuar positivamente na sociedade. Nesse sentido, incentivar o desenvolvimento de projetos com impacto social é cada vez mais relevante, assim como mostrar os resultados para a comunidade.
Iniciativas como essa são extremamente enriquecedoras, pois proporcionam aos estudantes uma experiência educativa transformadora. No Colégio Marista Maringá, os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais participam do Projeto de Intervenção Social (PIS), que incentiva o protagonismo e a criatividade por meio de ações que melhorem a vida na sociedade. Já no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio se dividem em turmas para desenvolver pesquisas com uma problemática para ser resolvida nas diversas áreas de conhecimento. O resultado desses projetos é apresentado anualmente na Feira do Conhecimento, que envolve a participação dos alunos, familiares e comunidade.
A coordenadora de Ensino Fundamental do Colégio, Claudia Hashimoto, reforça que essas ações incentivam os estudantes a identificar problemas reais na sociedade e a descobrir soluções para enfrentá-los. “Dessa forma, os alunos aplicam na prática o que aprendem em sala de aula e são estimulados a refletir sobre questões sociais, como desigualdade, meio ambiente, saúde pública, entre outros temas urgentes”, afirma.
Projeto de Intervenção Social
O PIS é um espaço no qual as crianças podem exercer sua autoria e criatividade, por meio do desenvolvimento de projetos que trazem problematizações, investigações, reflexões e intervenções na realidade, sejam elas no ambiente escolar, na comunidade, na família ou mesmo por meio dos próprios estudantes.
Além disso, o desenvolvimento dos Projetos de Intervenção Social reforçam os valores maristas, o que os tornam ainda mais significativos para os estudantes e familiares. O espírito de família propõe que contribuam uns com os outros, proporcionem aconchego e proximidade, e acolham a pluralidade e a diversidade. A solidariedade é outro valor essencial, que ensina os jovens sobre comprometimento e perseverança na busca pelo bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Tudo isso promove o protagonismo, contribuindo para a formação integral e fortalecendo a identidade e a proposta educativa marista.
Feira do Conhecimento
Outra forma de estimular o pensamento científico, resolução de problemas, investigação e a capacidade de comunicação é a realização de mostras no ambiente escolar. No Colégio Marista Maringá, a Feira do Conhecimento acontece anualmente em outubro, transformando o ambiente educativo em um espaço de descoberta e inovação.
Por meio de experimentos, pesquisas e apresentações, a Feira do Conhecimento proporciona aos estudantes a chance de aplicar e demonstrar, na prática, os conhecimentos adquiridos durante o ano, explica o coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Rodrigo Rosalino. “Quando participa de uma mostra como essa, o aluno não apenas aprende conceitos teóricos, mas aprimora a investigação científica e desenvolve habilidades como resolução de problemas e comunicação, já que precisa apresentar o projeto criado”, destaca. Segundo ele, essas iniciativas contribuem para uma formação integral, já que unem teoria e prática em uma aprendizagem mais dinâmica e inovadora.
Portanto, ações como essa são fundamentais no ambiente escolar, não só para despertar a curiosidade e criatividade dos estudantes, mas também para fomentar a pesquisa e preparar os alunos para os desafios do futuro, estimulando o pensamento científico e a inovação desde cedo.

Mais Notícias