10 de janeiro de 2025

Proliferação de animais peçonhentos preocupa moradores de Itapetininga


O Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB) é uma das unidades referência na região para atendimento de pessoas picadas pelo animal, a unidade conta com o soro antiescorpiônico. Proliferação de animais peçonhentos preocupa moradores de Itapetininga
Reprodução/TV TEM
A chegada do calor somada ao descarte irregular de resíduos em diferentes pontos de Itapetininga (SP) provoca a proliferação de animais peçonhentos, como escorpião, e preocupa os moradores da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Isabely Ferreira mora na Vila Nova e conta que foi picada por um escorpião há dois meses. Ela cobra dos vizinhos e dos órgãos públicos uma solução para um terreno ao lado da casa da família dela. “Aparece bastante. No mesmo mês [que eu fui picada], a minha filha achou outro. Entra muito bicho, aranha, cobra, todo tipo”
A preocupação de Isabely se torna ainda maior por causa da filha pequena. “Eu tenho uma filha de dois anos e não consigo deixar ela no quintal por conta disso, entra muito. O terreno [ao lado] é muito sujo e não tem o que fazer”, conta.
Para evitar a situação, a moradora já tentou pedir ajuda à prefeitura sobre o caso do terreno particular ao lado cheio de entulho, mas, segundo ela, a equipe não deu o suporte necessário.
Moradora da Vila Nova em Itapetininga reclama de terreno ao lado da casa dela
Reprodução/TV TEM
A entrada de animais peçonhentos, além de presença de ratos, dentro de casa é uma situação enfrentada também pela família do Roberto Carlos de Oliveira, na Vila Orestes. “A gente tampa os buracos, mas muito entulho é jogado tudo no terreno ao lado, próximo do rio”, conta.
“Já foi reclamado na prefeitura, a máquina veio, fez uma limpa, mas começaram a jogar [entulho] de novo. A prefeitura até parou de passar a máquina”, afirma o morador.
Roberto, assim como a Isabely, também já foi picado por escorpião e pede para os moradores pararem de jogar lixo e assim evitar ajudar na proliferação de animais.
Em nota, a Prefeitura de Itapetininga informou que enviará fiscais nos pontos citados na reportagem e os donos dos terrenos poderão se multados em mais de dois mil reais.
Segundo a prefeitura, até novembro de 2024, foram feitas 3.700 notificações para realização de manutenção e limpeza de terrenos, além disso, 178 pessoas foram multadas.
Atendimento médico após picada de escorpião
Quando uma pessoa é picada por escorpião, a recomendação é buscar atendimento médico imediatamente, principalmente nos casos de criança.
Em Itapetininga, o Hospital Léo Orsi Bernardes possui soro antiescorpiônico. Outras unidades de atendimento da região, segundo o Grupo de Vigilância Epidemiológica, também possuem o soro. São elas:
Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)
Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí
Hospital Universitário, em Jundiaí
Santa Casa de Angatuba
Santa Casa de Capão Bonito
Santa Casa de Piedade
Hospital de São Miguel Arcanjo
Santa Casa de Itu
UPA de Tatuí
Moradores de Itapetininga sofrem com infestação animais peçonhentos
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias