Hilton José Pereira Cardim é suspeito de abusar das pacientes no consultório, em Maringá, segundo a polícia. Pelo menos 43 mulheres levaram o caso para a polícia. Em nota, a defesa disse que o médico nega os crimes praticados. Hilton José Pereira Cardim, médico preso suspeito de abusar sexualmente de pacientes
Reprodução/ CEDOC/ RPC
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou o ginecologista Hilton José Pereira Cardim, pelos crimes de violação sexual mediante fraude 34 vezes. Ele é suspeito abusar de pacientes no consultório onde trabalha em Maringá, no norte do Paraná.
A denúncia foi oferecida à Justiça na segunda-feira (25) que será apreciada se aceita ou não o caso.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Os relatos à polícia surgiram quando as vítimas perceberem ações estranhas durante as consultas. Conforme o Delegado Dimitri Tostes, 49 mulheres atendidas pelo médico procuraram a polícia.
Cardim foi preso em 11 de março. Ele cumpre pena preventiva na cadeia pública de Maringá.
Em nota, a defesa disse que o médico nega os crimes praticados.
A pedido da defesa do médico durante a audiência de custódia, Hilton será transferido para uma sela isolada para “que mantenha a integridade física de Hilton”. A decisão foi atendida pela 4° vara Criminal de Maringá.
Conforme as vítimas, os abusos aconteceram em datas dos anos de 2011, 2015, 2019, 2022 e 2023. Veja o depoimento de uma das pacientes abaixo.
CICLO DA VIOLÊNCIA: saiba como identificar
Violência contra a mulher: como pedir medida protetiva de urgência
Mais mulheres denunciam ginecologista preso em Maringá
Médico será investigado em sindicância
Em nota, o Conselho de Medicina informou que vai instaurar uma sindicância para apurar a denúncia de possível desvio ético.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) informou que vai aguardar os desdobramentos do caso.
Leia também:
Morador de cobertura é preso após cortar corda que segurava trabalhador enquanto ele limpava fachada de prédio em Curitiba
Assassinato: O que se sabe sobre a morte do casal de seguranças em loja de conveniência
Áudio: Médica suspeita de enganar pacientes com diagnósticos de câncer foi gravada comemorando retirada de falso melanoma
Quem é o médico
No currículo, Hilton José Pereira Cardim, possui graduação em medicina pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em medicina (obstetrícia e ginecologia) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em medicina (obstetrícia e ginecologia) pela Universidade de São Paulo (1999).
Entre as especialidades do médico estão no processo de infertilidade, inseminação artificial humana, fertilização in vitro e reprodução humana assistida.
Hilton José Pereira Cardim, médico preso suspeito de abusar sexualmente de pacientes
Reprodução/ CEDOC/ RPC
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Norte e Noroeste.