26 de dezembro de 2024

Psol oficializa candidatura de Tarcísio Motta à Prefeitura do Rio

A deputada estadual Renata Souza, também do Psol, será a candidata a vice-prefeita na chapa. Os partidos Rede Solidariedade e PCB formam a coligação liderada pelo Psol. Psol oficializa candidatura de Tarcísio Motta à Prefeitura do Rio
Reprodução TV Globo
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) oficializou, nesta quinta-feira (1), a candidatura de Tarcísio Motta à Prefeitura do Rio. O anúncio foi feito durante a convenção do partido em um Hotel na Lapa, no Centro do Rio.
A deputada estadual Renata Souza, também do Psol, será a candidata a vice-prefeita na chapa.
“Nós temos como prioridade a questão da educação. Vamos fazer da educação um motor de transformação da cidade do Rio de Janeiro e também o enfrentamento da desigualdade. Essas duas coisas obviamente se articulam. Na desigualdade, a discussão de habitação, de enfrentamento à fome e à miséria. Tudo isso é preciso fazer imediatamente porque o Rio de Janeiro não pode esperar”, comentou Tarcísio.
A coligação liderada por Tarcísio Motta também conta com os partidos Rede Solidariedade e o PCB.
Perfil
Tarcísio Motta de Carvalho, de 49 anos, foi eleito deputado federal em 2022, com 159.928 votos. Na ocasião, ele foi o 6° deputado mais bem votado do Rio de Janeiro.
Nascido em Petrópolis, na Região Serrana do estado, Tarcísio é formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado e doutorado pela mesma instituição. Antes de ingressar na política, atuou como professor e servidor público na área de educação
Sua trajetória na política partidária passa pela fundação do PSOL carioca. Na legenda, ele foi candidato ao governo do estado em 2014 e 2018. Ele foi eleito vereador em 2016 e na reeleição, em 2020, foi o candidato com o maior número de votos conquistados (86.243).
As convenções fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são um requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa. O prazo termina no dia 5 de agosto. Também são uma condição indispensável para que um candidato tenha seu registro na Justiça Eleitoral validado, o que o torna apto a concorrer.

Mais Notícias