25 de dezembro de 2024

Público-alvo é ampliado e adolescentes até 14 anos podem receber vacina contra a dengue

Por causa da baixa procura, medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde e anunciada pela Saúde Estadual nesta quarta-feira (6). Salas de vacina aplicaram menos de mil doses em uma semana. 14 municípios selecionados receberam as doses
André Araújo/Governo do Tocantins
O público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue foi ampliado e a partir desta quinta-feira (7), as doses poderão ser aplicadas em crianças de 10 anos e adolescentes de 14 anos. A medida autorizada por meio de nota técnica do Ministério da Saúde foi determinada em razão da baixa procura pelo imunizante.
No início da vacinação contra a dengue no estado, no dia 28 de fevereiro, apenas crianças de 10 e 11 anos poderiam receber a dose. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 906 doses da vacina foram aplicadas nesse público em uma semana.
Em Palmas, 565 crianças receberam a vacina até quarta-feira (6), conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O município também confirmou que passará a vacinar os adolescentes até 14 anos.
O Tocantins recebeu 11.540 doses da Qdenga, imunizante que protege contra dengue. Na orientação do Ministério da Saúde, mas vacinas são destinadas ao público que representou maior número proporcional de internações pela doença.
LEIA TAMBÉM:
Doses da vacina contra a dengue são aplicadas em 480 crianças de Palmas em cinco dias
Tocantins recebe mais de 11,5 mil doses de vacina contra a dengue e distribuição começa na próxima semana
A criança ou adolescente precisa receber duas doses da Qdenga, obedecendo um intervalo de três meses entre a aplicação. Para a SES, a ampliação do público-alvo não vai afetar na oferta da vacina, devido à baixa procura.
“A população é de 28.805 crianças e adolescentes, sendo necessários 58 mil doses no total, até o momento o estado recebeu as 11.540 doses de vacinas, que são suficientes para vacinar com primeiras doses a população toda de 10 e 11 anos de idade. Mas devido à baixa procura, mesmo com a ampliação da faixa etária não haverá prejuízo na questão das doses”, explicou a gerente de Imunização da SES, Diandra Sena.
A gerente ressaltou ainda que aguarda sinalização do Ministério da Saúde com relação ao envio de novas remessas do imunizante.
Para serem vacinadas, crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Devem ser apresentados documentos pessoais e o cartão de vacinação.
O Tocantins já notificou 4.143 casos e confirmou 240 pessoas com a dengue em 40 municípios, segundo monitoramento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Uma morte por complicações da doença também foi confirmada, em Brejinho de Nazaré. Outra registrada em Porto Nacional está em investigação.
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias