Universidade integra rede com mais de 1.600 instituições de ensino do mundo Ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (CEAAB) estão alinhadas aos princípios da UNAI – Crédito: Divulgação
A PUC-Campinas, faz parte, desde o último 30 de outubro, da United Nations Academic Impact – em tradução livre para o português, Iniciativa de Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI). O anúncio oficial saiu no último dia 17 de fevereiro. A ação reúne instituições de ensino superior comprometidas com o apoio e a promoção dos princípios e objetivos das Nações Unidas (ONU), incluindo a proteção dos direitos humanos, o acesso à educação, a sustentabilidade e a resolução de conflitos.
PUC-Campinas integra rede com mais de 1.600 instituições que alcançam mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo – Crédito: Divulgação
Desde 2010, a UNAI é constituída por uma rede mundial de universidades e afins que conecta estudantes, acadêmicos, cientistas e pesquisadores. São mais de 1.600 instituições membros localizadas em mais de 150 países e que alcançam mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, representando uma diversidade global de regiões e uma riqueza temática de disciplinas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, Profa. Dra. Bruna Angela Branchi, responsável por acolher a solicitação realizada pelo Departamento de Relações Externas (DRE), com o aval da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPE), de adesão da Universidade à UNAI, este ato fortalece a posição da Instituição no movimento global pelo desenvolvimento sustentável.
Ela comenta ainda que a rede UNAI conecta universidades comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, oferecendo uma plataforma para o compartilhamento de eventos, relatórios, pesquisas e experiências de ensino e extensão, além da divulgação de oportunidades de bolsas de estudo, conferências e outras iniciativas.
“Ao fazer parte da UNAI, a PUC-Campinas poderá divulgar as suas ações e eventos alinhados aos princípios das Nações Unidas, ampliando a visibilidade de suas iniciativas junto à comunidade acadêmica. Além disso, essa participação possibilitará o acesso a diversas oportunidades para docentes, pesquisadores, extensionistas e estudantes, fortalecendo a cooperação internacional e promovendo a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável dentro da Instituição”, esclarece a professora.
Ações alinhadas
Para fazer parte da UNAI, a PUC-Campinas apresentou a descrição da sua estrutura acadêmica e demonstrou que já desenvolvia ações alinhadas aos princípios da Rede. De acordo com a professora Bruna, foram mencionados os cursos de Pós-Graduação em Sustentabilidade e em Direitos Humanos, as atividades de extensão ligadas ao movimento da ecologia integral (inspirado na encíclica Laudato Si’), além dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (CEAAB) e pelo Centro de Envelhecimento e Longevidade – Vitalità.
Crédito: Divulgação
Apoio do DRE
A entrada da PUC-Campinas neste grupo contou com a decisiva participação do Departamento de Relações Externas durante o processo. A professora Bruna ressalta que sem o apoio do DRE e de seu coordenador, o Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, a elaboração e o encaminhamento da demanda de participação seriam “significativamente mais desafiadores”.
Ela encerra dizendo que a adesão da PUC-Campinas à UNAI é institucional, não limitada a programas, escolas ou unidades específicas e que “no documento enviado, está claramente especificado que a entrada na Rede reflete o compromisso da Instituição como um todo com os princípios da UNAI, abrangendo as suas ações de ensino, pesquisa e extensão”.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são, em ordem numérica: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.