19 de janeiro de 2025

Puc-Campinas lança programa “Rumo aos 100 anos” em seu aniversário de 83 anos

Instituição cria comitê para vislumbrar rumos a serem escolhidos para a construção do futuro
Crédito: Divulgação
A PUC-Campinas lançou, na última sexta-feira (7), o programa intitulado “PUC-Campinas Rumo aos 100 Anos – Memória, Tradição e Inovação (1941-2041)”. Trata-se de uma iniciativa que pretende, principalmente, vislumbrar rumos a serem escolhidos para a construção do futuro da Instituição. Nesse horizonte a proposta refletirá sobre os desafios para manter o papel relevante da Universidade como forma de contribuir com a humanidade, considerando as transformações do mundo contemporâneo, o futuro da educação e a missão da PUC-Campinas.

Crédito: Divulgação
O evento contou com a presença do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; do prefeito de Campinas, Dário Saadi; do presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini; do diretor do Instituto Agronômico de Campinas, Heitor Cantarella; do superintendente do Hospital PUC-Campinas, Aguinaldo Catanoce; da Dra. Edna Couto Cappa, secretária da Diretoria da SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução), mantenedora da Universidade, além de secretários, representantes de empresas e institutos, Pró-Reitores, decanos, diretores, professores, funcionários e estudantes. O Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da Universidade, Dom João Inácio Müller, não pôde comparecer em razão de compromissos eclesiásticos, porém enviou à comunidade acadêmica um abraço afetuoso de gratidão pelo trabalho realizado.

Crédito: Divulgação
O Reitor da Universidade abriu as atividades, falando da história e dos desafios do futuro.
“Temos cerca de 200 mil egressos. E, se contarmos professores e funcionários que passaram por aqui, nós alcançamos quase 300 mil pessoas, que, de alguma maneira, se vincularam à Universidade e tiveram presença importante nesses 83 anos. Chegou o momento de pensarmos à frente, em como chegaremos em 7 de junho de 2041, quando a Universidade completará 100 anos. É o momento de darmos um passo além do anúncio feito. Depois da apresentação do projeto, toda a comunidade universitária é convidada a participar dessa construção”, disse o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Crédito: Divulgação
Depois, o prefeito Dário Saadi e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Luiz Rossini, reforçaram a identificação da cidade com a Universidade e a importância que a Instituição possui na história.
“Eu venho hoje representando a cidade de Campinas como prefeito, mas venho também como ex-aluno. Eu mudei para Campinas para fazer Faculdade de Medicina e sou muito grato à PUC-Campinas pela formação que me deu, não só do ponto de vista técnico, mas pela visão humana e compromisso social que a Universidade sempre teve. Eu entrei em 1982, como um jovem que vinha de uma cidade pequena, e tive a oportunidade de estudar em uma Universidade que me transformou. Como prefeito, venho demostrar a importância da Instituição para Campinas, não só por ter formado mais de 200 mil profissionais espalhados pelo Brasil e pelo mundo, mas porque, junto com o poder público, superou uma pandemia, tem um projeto olhando para o futuro e um compromisso social fundamental para a cidade”, comentou o prefeito.
“Hoje a PUC-Campinas, reconhecidamente, é uma das maiores e melhores universidades do Estado e do Brasil. E, certamente, ao longo dessa jornada, muitos contribuíram para que isso acontecesse. Este ano Campinas completa 250 anos e, nos últimos 83, pôde contar com a contribuição da PUC-Campinas no desenvolvimento da cidade. Quero, em nome de Campinas, agradecer o que a Universidade faz por nós”, disse o presidente da Câmara Municipal.
PUC-CAMPINAS RUMO AOS 100 ANOS – MEMÓRIA, TRADIÇÃO E INOVAÇÃO
Após as autoridades, o Prof. Dr. Gustavo Donato, que conduz o programa “PUC-Campinas Rumo aos 100 anos”, teve a oportunidade de apresentar o trabalho que será desenvolvido pelos próximos anos, com a missão de vislumbrar rumos a serem escolhidos para a construção do futuro da Instituição. A ideia começou no segundo semestre de 2023 e, depois de muito planejamento, o programa foi criado.

Crédito: Divulgação
“Nas trocas com o professor Germano eu via que tínhamos que combinar dois aspectos: a singularidade do que é uma universidade, com todas suas características e todos os pontos fortes que tem, e metodologias contemporâneas de foresight estratégicos, de pensar futuros, estratégias que as grandes companhias mais inovadoras utilizam. Porque a universidade a e educação têm passado por um momento de muita transformação. Assim, pensar no amanhã não é fácil nem para daqui a 5 anos, imagine pensar em 17 anos adiante, quando a PUC-Campinas completará 100 anos. Então nós constituímos o ‘Comitê PUC-Campinas rumos aos 100’. O grupo tem conduzido um trabalho brilhante. Eles são os grandes protagonistas”, comentou o Prof. Dr. Gustavo Donato.
O docente fez a apresentação de todo o processo de elaboração do programa e também falou sobre os passos a serem seguidos e os pilares do trabalho. A Prof. Dra. Luciane Junqueira, que faz parte do comitê do programa, também apresentou outras questões importantes e ressaltou a sinergia da equipe de trabalho.
“Inicialmente, foi um processo desafiador. Quando começamos, o primeiro aspecto que nos uniu foi a dificuldade que tínhamos de se descolar do presente e pensar no futuro. Isso acabou nos fazendo perceber que a diversidade do nosso grupo promoveu um aprendizado, um engajamento e um sentido de pertencimento muito importante”, comentou a docente.
Como marco desse processo, a Universidade também lançou o selo comemorativo de oficialização do lançamento do programa. A criação foi de responsabilidade do publicitário Prof. Me. Maurício Pinheiro da Silva, da PUC-Campinas.
“A base desse selo é a ideia de interatividade. Eu não queria que fosse uma marca estática, temos uma caminhada de 17 anos pela frente. Então, achei que seria interessante fazer algo que tivesse essa interação. E o que veio à minha mente foi o conhecimento e como registramos esse conhecimento: livros, folhetos, tablets. Então, no futuro, independentemente da plataforma, teremos que registrar tudo também. Então, a metáfora veio fácil: e se eu usasse dobras para colocar passado, presente e futuro sobre o mesmo espaço? E aí, dobrando e brincando, nasceu uma ideia e o selo, que é isso: brincar com as dobras de elementos, representando passado, presente e futuro”, comentou.

Crédito: Divulgação
UMA UNIVERSIDADE NO CORAÇÃO DA COMUNIDADE
A PUC-Campinas, ao longo dos seus 83 anos, deixou um lastro de valores e excelência na vida de quem passou pela Universidade, seja como estudante, docente ou funcionário. Em todos os espaços, há uma história de gratidão e carinho pela Instituição.
“É uma alegria e uma satisfação imensa, eu como ex-aluna, com uma relação de identidade e pertencimento muito grande com a Universidade. Depois, voltar como professora e agora diretora também. É uma alegria muito grande fazer parte dessa história. Nós vermos que a Instituição vai se consolidando cada vez mais para continuar sendo essa Universidade de excelência”, comentou a professora Ana Maria Vieira Fernandes, diretora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas.
“É a melhor coisa trabalhar em uma instituição como a PUC-Campinas. Estou aqui há 24 anos e essa Universidade faz parte da minha história”, disse o vigia José Aparecido dos Santos.
“Eu entrei como estagiário no curso de pedagogia e comecei a trabalhar na área administrativa na vice-reitoria para assuntos acadêmicos. Depois de um ano, fui contratado para ser o primeiro secretário da assessoria de planejamento, que é hoje o DPLAN (Departamento de Planejamento). São 40 anos, quase metade da idade da PUC-Campinas. É muita emoção. Eu estava ouvindo a música no início do evento e a voz ficou embargada. Você lembra de quando entrou, os contatos, são muitas pessoas que passaram. Realmente é uma história de muito compromisso com a Universidade”, recorda o assistente técnico Jorge Luís Moreira Alberto.
“É muito importante, estou muito feliz. Recebi o convite do aniversário e pedi para minha encarregada me deixar vir assistir. Eu tenho 53 anos e fiquei 20 anos tentando entrar na PUC-Campinas para trabalhar. Quando me chamaram, foi como se eu tivesse ganhado uma passagem para o céu. É um lugar que me inspira, eu venho trabalhar com muita alegria. É o emprego que eu me senti mais feliz de todos”, disse a funcionária do Departamento de Serviços Gerais, Geilza Gomes Costa.

Mais Notícias