Presidente afirmou que país está preparado para conflito nuclear e que se sentirá no direito de testar armas caso os Estados Unidos façam o mesmo. Presidente russo, Vladimir Putin, durante evento no Kremlin, em Moscow, na Rússia
Mikhail Klimentyev/ Sputnik/ Kremlin Pool Photo via AP
O presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia está pronta para usar armas nucleares se a existência do país estiver ameaçada. A afirmação foi divulgada pela agência de notícias RIA, na noite desta terça-feira (12).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Essa não é a primeira vez que Putin ameaça usar armas nucleares. No dia 29 de fevereiro, o presidente disse que utilizaria equipamentos “capazes de destruir o mundo” caso a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) enviasse tropas para lutar contra a Rússia na guerra na Ucrânia.
Já nesta terça-feira, o presidente russo afirmou que, do ponto de vista técnico-militar, a Rússia está pronta para uma guerra nuclear. No entanto, ele falou que “nem tudo está caminhando para esta direção”.
De acordo com a reportagem da RIA, Putin enviou um recado aos Estados Unidos e afirmou que, se os norte-americanos fizerem testes nucleares, a Rússia terá o direito de fazer o mesmo.
Além disso, ele disse que, caso tropas dos Estados Unidos forem enviadas para a Ucrânia, a Rússia irá tratá-las como intervencionistas.
Por fim, Putin disse que ainda nunca houve a necessidade de usar armas nucleares na Ucrânia. Ele também afirmou que está pronto para conversar com o país vizinho, mas apenas quando as negociações forem baseadas em “realidades”.
VÍDEOS: mais assistidos do g1