23 de outubro de 2024

Qual a diferença entre o primeiro e o segundo turno das eleições municipais? Entenda e veja como votar

O segundo turno ocorrerá neste domingo (27) em 51 municípios brasileiros, de acordo com dados consolidados do TSE. Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
No dia 27 de outubro, quase 34 milhões de eleitores habilitados voltarão às urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições Municipais de 2024.
Veja as cidades que terão segundo turno no domingo
Enquanto o primeiro turno abrange a votação para cargos do legislativo e executivo municipais, o segundo turno é destinado exclusivamente à escolha do chefe do poder executivo, ou seja, dos candidatos a prefeito.
De acordo com a Constituição Federal, há segundo turno para a disputa da prefeitura apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Para isso ocorrer, é preciso que nenhuma candidata ou nenhum candidato ao cargo tenha obtido mais da metade dos votos válidos (dados apenas a candidatos) no primeiro turno. Nesse caso, disputam o segundo turno os dois concorrentes mais votados na primeira etapa.
Como votar no segundo turno
Para votar no segundo turno, o eleitor cumpre as mesmas regras que as observadas na primeira etapa da votação: é preciso ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação na sua zona e seção eleitoral.
Os eleitores podem conferir o local de votação no documento do título de eleitor, no aplicativo e-Título ou pelo ‘Autoatendimento Eleitoral’, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), clicando na opção 8 (Onde votar) e preenchendo os dados solicitados.
LEIA TAMBÉM:

Eleições 2024: acesse o Guia do Eleitor
IMPORTANTE: Os eleitores aptos que não votaram na primeira etapa de votação das Eleições Municipais de 2024, ocorrido em 6 de outubro, podem e devem participar do segundo turno.
A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente para efeito de comparecimento da eleitora ou do eleitor à urna eletrônica. Ou seja: a ausência de comparecimento ao primeiro turno não impede os eleitores de exercerem o direito de voto em uma eventual segunda etapa de votação.
VEJA TAMBÉM
Funciona assim: O que faz o prefeito?

Mais Notícias