Recolher e descartar corretamente o lixo, e evitar os plásticos de uso único estão entre as recomendações.
Projeto Praia Limpa incentiva frequentadores a cuidarem da praia
Leandro de Santana/Especial
Quem ama uma praia e tem a oportunidade de curtir um diazão na areia nem pensa duas vezes: pintou uma folguinha, hora de aproveitar à beira-mar. Ao optar pelo programa, que tal pensar em maneiras de curtir sem deixar o lixo para trás? Criar bons hábitos antes mesmo de sair de casa é uma das dicas de veranistas que frequentam as praias do Recife.
Foi exatamente o que fez a técnica de enfermagem Mirela Torres, 31 anos, que escolheu a Praia do Pina para aproveitar o dia de descanso ao lado do filho Anderson, 12 anos.
Antes de sair, separou alguns alimentos, como frutas, e já programou usar o mesmo saquinho para descartar os resíduos gerados. Para não precisar comprar água (e produzir ainda mais lixo), cada um levou a sua própria garrafinha retornável. O hábito de cuidar do meio ambiente vai passando de mãe para filho.
“Ele observa e passa a fazer a mesma coisa. Quando vai, leva a garrafinha, coloca as comidinhas nos potinhos, já anda com uma sacolinha para colocar o lixo”, conta a técnica, explicando que muitas vezes leva tudo o que recolheu na bolsa para descartar em casa.
Mirela e o filho levam a própria garrafinha de água para a praia
Leandro de Santana/Especial
Os banhistas que vão à Praia de Pina, Boa Viagem e Brasília Teimosa também podem contar com as sacolas de papel distribuídas por monitores do projeto Praia Limpa, iniciativa da Globo em parceria com a Prefeitura de Recife e a Klabin, uma tradição no verão recifense.
As ações da campanha iniciaram dia 21 de janeiro e seguirão todos os domingos, até 7 de abril, totalizando na distribuição de 200 mil sacolas, também disponíveis em barracas da orla durante a semana. Como parte do projeto, os monitores também identificam as crianças, com a colocação de pulseirinhas, e orientam os frequentadores sobre a importância de não deixar lixo na praia.
O empresário gaúcho Gustavo Soares, 39 anos, estava em Boa Viagem no dia da abertura da edição 2024 e aprovou as ações. Acompanhado da esposa Cláudia, dos filhos Olívia, 2, e Bernardo, 7, e mais familiares, ele viu toda a movimentação, ganhou a sacolinha e ficou mais tranquilo com a identificação dos pequenos.
Mesmo com o hábito de levar a própria sacola, o turista elogiou a iniciativa. A escolha do material também chamou atenção de Gustavo, tanto que a família já passou a utilizar assim que recebeu.
“É muito legal. Meu filho estava na água e encontrou um saco de lixo, trouxe para cá, e tinha a sacolinha de papel para guardar o lixo”, disse.
Gustavo aprovou as ações do Praia Limpa ao conhecer o projeto
Leandro de Santana/Especial
Cuidado na areia e no calçadão
A responsabilidade de cuidar da praia é compartilhada. Sócia de um quiosque e proprietária de uma das 476 barracas espalhadas pela orla, a comerciante Alícia Amorim, 31 anos, preza muito pela limpeza da praia – e incentiva os clientes a fazerem o mesmo.
Quando chega a época do Praia Limpa, a voz amplifica. As vinhetas na TV, a presença dos monitores na areia e o trabalho integrado da Prefeitura, por meio do Recife Limpa, aumentam a conscientização.
“O Praia Limpa é essencial pois ajuda na limpeza, na organização, evitando a poluição. Eles (monitores) sempre deixam material. Em qualquer momento que a gente abrir, qualquer horário, sempre vai ter uma lixeira com saquinho”, explica, garantindo que o cuidado segue quando as ações do projeto chegam ao fim.
Alícia trabalha nas areias e no calçadão de Boa Viagem
Leandro de Santana/Especial
Além de recomendar que cada veranista recolha e descarte corretamente o resíduo gerado na areia, Alícia pede que o cuidado seja contínuo e também fora da areia – há contêineres espalhados por toda orla. Mais que uma área de lazer limpa para as pessoas, ela quer um meio ambiente preservado para todos.
“Direto vejo animais mortos, tartarugas, golfinhos… me parte o coração saber que um animal desse morreu por conta da poluição. É muito importante manter tudo limpo na faixa de areia e no calçadão ”, completa.
É com a mesma preocupação que o Praia Limpa retorna a cada ano. São 25 edições apostando na educação ambiental e convocando cada morador e turista a fazer parte desse cuidado.
“Todo lixo que a gente joga na praia é de nossa responsabilidade. O projeto Praia Limpa acontece ao longo do verão para que as pessoas não deixem lixo na areia, mas a mensagem que a gente leva é que pratiquem isso o ano todo”, afirma Daniela Pereira Matarazzo, coordenadora do Praia Limpa na Pro Sport, empresa parceira da Globo no projeto.
Bora praticar? Lembre-se dos bons exemplos quando for à praia, faça o mesmo e aproveite um Recife com sol, calor e praia limpa.
Daniela é coordenadora do projeto Praia Limpa
Leandro de Santana/Especial
E