31 de janeiro de 2025

Queda de ponte: Prefeitura de Estreito decreta Estado de Calamidade Econômica, Financeira e Social


Segundo a prefeitura, o desastre não afetou apenas a infraestrutura, mas também a economia local, causando perdas na arrecadação e dificuldades para comerciantes, trabalhadores e moradores. Prefeitura de Estreito decreta situação de calamidade econômica, financeira e social
A Prefeitura de Estreito informou, nesta quinta-feira (30), que decretou Estado de Calamidade Econômica, Financeira e Social Nível III, reconhecendo o impacto profundo do colapso da Ponte Juscelino Kubitschek.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo a prefeitura, o desastre não afetou apenas a infraestrutura, mas também a economia local, causando perdas na arrecadação e dificuldades para comerciantes, trabalhadores e moradores que dependiam da ponte para suas atividades diárias.
Prefeitura de Estreito, no MA, decreta situação de emergência, após queda da ponte sobre o rio Tocantins
Queda de ponte: Prefeitura de Estreito decreta Estado de Calamidade Econômica, Financeira e Social
Reprodução/TV Mirante
Ministério da Saúde orienta população sobre eventual contaminação do Rio Tocantins, por causa de queda da ponte JK; veja recomendações
Com o decreto de calamidade, é possível ao município:
adotar medidas emergenciais para minimizar os prejuízos e garantir a recuperação;
ter isenção ou redução de impostos municipais, conforme avaliação e necessidade;
criar leis para apoio econômico a comerciantes e empreendedores afetados;
solicitar a criação de linhas de crédito para auxiliar setores impactados;
Reestruturar o orçamento para priorizar saúde, assistência social e recuperação da infraestrutura;
pedir apoio financeiro ao governo estadual e federal para garantir recursos emergenciais.
Queda da ponte causou impactos negativos na economia
Após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que desabou no dia 22 de dezembro de 2024, a cidade ficou parada, sem movimentação. Com isso, oficinas e diversos estabelecimentos fecharam.
A ponte fazia parte de dois corredores rodoviários importantes: Belém, Brasília e Transamazônica, rotas de escoamento da produção de milho e soja, vinda de estados como Mato Grosso, Pará, Tocantins e Piauí.
Pelo corredor viário passavam, todos os dias, cerca de duas mil carretas, além de ônibus de turismo e veículos pequenos vindos de outros estados. Era uma demanda gigantesca por produtos e serviços que movimentavam a economia. Mas, agora, está tudo parado.
Segundo a Associação Comercial de Estreito, cerca de 70% das empresas da região estão voltadas para atender a demanda do transporte rodoviário.
O prejuízo não é apenas para o comércio, a população que precisa da ponte para trafegar pela BR-226 também está sentindo pesar no bolso. Como é o caso do caminhoneiro , o qual teve que mudar a rota para ir de Tailândia, no Pará, a Recife. Sem a ponte, são 370 quilômetros a mais na viagem.
Travessia por meio de balsa
Balsa usada na travessia do Rio Tocantins, entre o Maranhão e o Tocantins.
Reprodução/TV Mirante
A travessia por balsa já teve início e traz a expectativa da volta do movimento no comércio em Estreito. Foram mais de 30 dias de espera até a embarcação, com capacidade para 44 pessoas, começar a transportar os passageiros de um lado a outro do rio, entre as cidades de Estreito e Aguiarnópolis.
A balsa tinha sido interditada durante vistorias, por pendências do Certificado de Segurança de Navegação e do Cartão de Tripulação, documentos exigidos pela Marinha para o início das atividades.
De acordo com a Prefeitura de Estreito, a expectativa é que, na próxima semana, uma outra balsa com maior capacidade comece a operar na travessia do Rio Tocantins. Essa balsa deve comportar passageiros e veículos leves.
A balsa, que fará o transporte de 122 passageiros e de veículos, também precisa do documento da Marinha, que indica o número mínimo de tripulantes e que está em condições seguras de navegabilidade.
As balsas vão operar nos horários de pico e a travessia será gratuita para a população.
Outras medidas emergenciais serão adotadas após a publicação do decreto.
Queda da ponte completa um mês
O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) pela BR-226, completou um mês no dia 22 de janeiro. Desde então, a população nas duas cidades sentem os impactos na economia e ainda há três desaparecidos.
Bombeiros e a Marinha resgataram os corpos de 14 vítimas (veja mais abaixo quem são), mas ainda falta encontrar os corpos de Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos; além de Salmon Alves Santos, de 65 anos e Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos – avô e neto que estavam em uma caminhonete.
Não há previsão para o retorno das buscas feitas por mergulhos no rio Tocantins, pois o trabalho dos mergulhadores está suspenso devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito. O tenente-coronel dos bombeiros do Tocantins, Nilton Rodrigues Santos, afirmou que as equipes vão continuar no local para que os mergulhos sejam retomados quando o nível de água baixar.
Um mês após a tragédia na ponte JK, engenheiros trabalham em projetos de construção
Construção de nova ponte
Logo após o colapso da ponte, o Ministério dos Transportes informou que uma ponte seria construída no local, para manter a travessia entre os estados. O prazo de entrega da obra é de um ano.
Ponte sobre o rio Tocantins, entre Estreito e Arguianópolis
Luiz Henrique Machado/Corpo de Bombeiros
Uma das fases da obra diz respeito à demolição da estrutura que sobrou da ponte. Nesta quarta-feira (22), técnicos já começaram a perfurar os pilares para uma futura implosão.
Remoção de produtos perigosos na água
A ponte caiu por volta das 15h do dia 22 de dezembro de 2024. O vão central cedeu levando ao fundo do rio Tocantins 10 veículos, entre carros, motos, além de carretas carregadas de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico, o que poderia ter causado um desastre ambiental.
Carro que ficou preso em fenda durante desabamento é retirado de ponte; VÍDEO
Sobre a retirada dos materiais agrotóxicos e ácido sulfúrico que ainda estão no fundo do rio, a empresa que é responsável pelos produtos contrataram outras empresas especializadas nessa área de produtos perigosos para coordenar as ações de retirada.
Equipes do DNIT na ponte entre o Tocantins e o Maranhão
Divulgação/DNIT
Momento da queda
Vereador mostrava situação da ponte e flagrou momento da queda
Pouco antes do desabamento da ponte, o vereador Elias Junior (Republicanos) estava no local fazendo vídeos (veja acima) para mostrar a situação da estrutura no momento que o asfalto cedeu e rachou.
Andando pelo acostamento da estrutura, ele mostrava rachaduras no asfalto quando, de repente, ele e outras pessoas que estavam no local escutaram barulhos e a ponte cedeu. Havia veículos atravessando o trecho entre os estados no momento da queda e é possível ver o momento que uma caminhonete passa por cima da rachadura e um motociclista freia antes de entrar na ponte.
Ponte construída em 1960
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira tem 533 metros de metros de extensão e servia de travessia entre os dois estados para atender o corredor Belém-Brasília desde a década de 1960.
Segundo documentos de uma inspeção feita em 2019 feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), houve uma recuperação estrutural entre os anos de 1998 e 2000, mas passados mais de 20 anos, a ponte apresentava diversos problemas.
Servidores afastados
A queda da ponte está sendo investigada pela Polícia Federal e órgãos de fiscalização. No dia 17 de janeiro, o superintendente do DNIT no Tocantins, Renan Bezerra de Melo Pereira, e outros três servidores da autarquia foram afastados dos cargos.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União e é referente à apuração do caso. Os afastamentos são pelo prazo de 60 dias, podendo ser prorrogados por igual período.
Em nota, Renan Bezerra afirmou que recebeu com total respeito a decisão e que as ‘apurações administrativas e judiciais demonstrarão que ele sempre exerceu com zelo, responsabilidade e legalidade a função’.
Vítimas
Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, era natural de Estreito (MA) mas morava em Aguiarnópolis (TO). O corpo dela foi localizado no domingo (22);
Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos. O corpo dela foi localizado na terça-feira (24). Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, que saiu de Dom Eliseu (PA) e que caiu no rio Tocantins;
Kécio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. O corpo dele foi localizado na terça-feira (24). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas;
Andreia Maria de Souza, de 45 anos. O corpo foi encontrado na terça-feira (24). Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico;
Anisio Padilha Soares, de 43 anos. O corpo dele foi localizado na quarta-feira (25);
Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. O corpo dela foi localizado na quarta-feira (25);
Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos. O corpo dela foi encontrado por mergulhadores na manhã da quinta-feira (26). Ela estava em uma caminhonete, junto com o marido, o vereador Alison Gomes Carneiro (PSD);
Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos. O corpo dela foi localizado também na quinta (26);
Alison Gomes Carneiro, de 57 anos. O vereador do PSD teve o corpo localizado na manhã de domingo (29). Ele estava na caminhonete com a esposa, Elisangela Santos, que também morreu na tragédia.
Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31) e estava dentro de um veículo. Ela viajava com a filha, Cecília de três anos e o marido, Jairo Silva Rodrigues. Apenas ele sobreviveu a tragédia.
Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31). A menina viajava com a mãe, Cássia e com o pai, Jairo Silva Rodrigues.
Beroaldo dos Santos, de 56 anos. Ele foi retirado da água no fim da manhã de quarta-feira (1º), segundo a Marinha. O corpo dele havia sido localizado no domingo (29), dentro da água, na cabine da carreta que transportava as 76 toneladas de ácido sulfúrico.
Na manhã de sexta-feira (3), um corpo foi encontrado no rio Tocantins. Era o mototaxista Marçonglei Ferreira, de 43 anos, que trabalhava na região.
Alessandra do Socorro Ribeiro, de 40 anos, natural de Palmas, no Tocantins. A identificação foi realizada em São Luís por meio de exame de DNA, realizado pelo Instituto de Análise Forense (IGF).
Vítimas da queda da ponte que ligava o Maranhã ao Tocantins
Arquivo pessoal

Mais Notícias