11 de janeiro de 2025

Queimaduras por gelo em reality: entenda riscos à saúde e cuidados indicados por dermatologista; VÍDEO

Três influenciadores foram socorridos após passarem 15 minutos com os pés imersos em gelo em reality. Ao g1, a médica Maiara Bastos explicou diferenças entre queimaduras por gelo e fogo. Dermatologista Maiara Bastos explica como acontecem queimaduras provocadas pelo gelo
Três influenciadores pernambucanos sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus depois de passarem 15 minutos com os pés imersos em um balde com água, sal e gelo. O acidente aconteceu no sábado (6), quando MC Thammy, Teus Neiff e Artur Braz participaram de uma prova em um reality show realizado pelo cantor de brega funk Anderson Neiff.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 PE no WhatsApp.
Os influenciadores foram levados para hospitais para tratar as feridas. O g1 entrevistou a dermatologista Maiara Bastos para que ela explicasse como acontecem as queimaduras por gelo e suas possíveis consequências. A médica também falou sobre as diferenças entre as lesões causadas pelo frio e pelo calor, além de ensinar como cuidar dos ferimentos (veja vídeo mais acima).
Nesta reportagem, você vai entender:
Como acontece a queimadura por gelo?
Qual a diferença da queimadura com fogo?
Qual o limite seguro de contato entre a pele e o gelo?
Quais as possíveis consequências de uma queimadura com gelo?
Como cuidar de uma parte do corpo exposta ao frio?
‘Eu poderia até perder o pé’, diz influenciadora MC Thammy sobre queimadura com gelo em reality
Como acontece a queimadura por gelo?
De acordo com Maiara Bastos, as queimaduras por gelo acontecem porque o frio em excesso causa a vasoconstrição — fenômeno no qual os vasos sanguíneos ficam mais estreitos. Por conta disso, as células e os tecidos não recebem a quantidade adequada de oxigênio.
“Isso acontece nas extremidades do corpo; com maior frequência, na região das orelhas, das mãos, dos pés, e do nariz. Isso ocorre também porque, naturalmente, você acaba tendo uma temperatura menor nessas regiões”, afirmou a dermatologista.
Quando uma parte do corpo é exposta a temperaturas abaixo de zero, especialmente as extremidades, pode ocorrer o processo de necrose — que é quando o tecido de uma região do corpo morre, mesmo em um organismo vivo, ainda segundo a médica.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Qual a diferença da queimadura com fogo?
No processo de queimadura em altas temperaturas, acontece um processo chamado desnaturação, em que as proteínas que fazem parte das células mudam de estrutura permanentemente. É o que acontece com o ovo, por exemplo, que muda de textura e passa a ser firme depois de frito ou cozido.
“Na lesão com fogo, você tem a destruição direta dos tecidos. Na queimadura por frio, você tem o processo de morte celular, quando a célula não é mais viável, mas ela não desaparece”, contou Maiara Bastos.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Qual o limite seguro de contato entre a pele e o gelo?
MC Thammy teve o pé queimado após longa exposição ao gelo
Reprodução/Instagram
De acordo com a dermatologista, não existe um limite seguro de exposição direta entre a pele e o gelo. Isso acontece porque, além de cada organismo ter uma resposta diferente ao frio — por exemplo, idosos e crianças, que são mais sensíveis —, o gelo pode estar em uma temperatura negativa, mais baixa que 0º quando acontece a fusão, o que aumenta os riscos.
“Não existe uma quantidade de tempo que vai ser seguro, porque isso depende de cada pessoa. A partir de uma temperatura inferior a zero grau, a pessoa já está correndo risco. Aqui no Brasil, como a temperatura é mais quente, poderia ter um tempo de exposição sem uma lesão, mas não é seguro alguém se submeter a esse tipo de brincadeira”, declarou.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Quais as possíveis consequências de uma queimadura com gelo?
Além da necrose, em casos extremos, as queimaduras por gelo podem causar danos musculares, trombose, falta de sensibilidade, dormência e bolhas.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Como cuidar de uma parte do corpo exposta ao frio?
A primeira coisa que se deve fazer para cuidar de uma exposição ao gelo ou a baixas temperaturas é reaquecer, gradualmente, a parte do corpo afetada.
“Tem que ter muito cuidado para esquentar. Uma possibilidade é colocar a pessoa, ou a região afetada, em um banho morno, em temperatura próxima a natural do próprio corpo. Não pode fazer isso de uma maneira abrupta, porque pode acabar saindo de uma temperatura negativa para uma queimadura pelo calor e piorar ainda mais o quadro”, afirmou.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias