7 de janeiro de 2025

Quem é Larissa Pimenta, primeira mulher brasileira medalhista em Paris

Atleta começou a praticar o esporte aos 8 anos em uma escola pública de São Vicente (SP). Larissa Pimenta conquistou medalha de bronze pelas Olimpíadas de Paris
Reprodução/Instagram
Larissa Pimenta, a judoca que conquistou medalha de bronze na categoria até 66 kg das Olimpíadas de Paris, é natural de São Vicente, no litoral de São Paulo. A atleta começou a praticar judô aos 8 anos em uma escola pública da cidade, e superou momentos difíceis como a perda da avó com a ajuda do esporte.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Dos 25 anos de vida de Larissa, 17 foram dedicados ao esporte. Ao g1, a irmã dela, Letícia Pimenta, contou que a judoca também já conquistou vaga para participar do pan-americano de wrestling (luta olímpica), mas optou por se dedicar integralmente ao judô.
Larissa começou no judô incentivada pelos irmãos mais velhos. “Eles começaram [treinar] primeiro e quando chegavam em casa, eles queriam fazer lutinha comigo. Quando tive certa idade, pedi para minha mãe me inscrever na escola e foi quando tudo começou”, disse ela, em um vídeo publicado em seu Instagram.
A estreia da atleta nas Olímpiadas foi em Tóquio, mas um dos momentos mais marcantes da carreira dela foi logo no início, quando o primeiro professor de São Vicente a levou para uma seletiva nacional de judô pela primeira vez. “Estava nesse processo lutando, lutando e lembro que ele me segurou no colo e falei pra ele: ‘não aguento mais, chega’. E ele falou: ‘só mais uma’. E foram 11 lutas”.
O principal golpe da judoca é o sode-tsuri-komi-goshi, uma técnica de projeção de quadril em que a lutadora realiza a pegada nas duas mangas do quimono do oponente e o arremessa ao solo usando o quadril como alavanca.
Olimpíadas de Paris é a segunda de Larissa Pimenta
Reprodução/Instagram
Superação
Segundo Letícia, a irmã sempre foi muito incentivada pela avó, que faleceu em 2015. Na ocasião, Larissa ficou muito abalada, mas usou o esporte para se reerguer.
“Toda competição, ela dedica minha vó. Minha vó tinha um sonho de ver a Larissa nas Olimpíadas e hoje sei que ela está lá acompanhando tudo de cima”, disse em entrevista ao g1.
Larissa Pimenta é pentacampeã pan-americana de judô.
Reprodução/Instagram
Vitórias
Além do bronze nas Olímpiadas, a judoca ganhou o primeiro ouro do judô brasileiro feminino em 2024 quando venceu o Grand Prix de Judô da Áustria. Na ocasião, ela celebrou a conquista enfatizando ser um ano olímpico. Ela é pentacampeã pan-americana pela modalidade.
Olímpiadas de Paris
Larissa Pimenta chegou às quartas de final no judô feminino, na categoria até 66kg. A luta contra a francesa Amandine Buchard foi amarrada, indo para o golden score. As duas tiveram punição, o que deixou a luta ainda mais complexa para as atletas. Na reta final da luta, Buchard conseguiu imobilizar a brasileira, segurou por 10 segundo e venceu, conquistando a vaga para as semifinais.
Com a derrota, Larissa voltou ao tatame na repescagem. Ela garantiu a luta pela medalha de bronze ao vencer a alemã Mascha Ballhaus (ALE). Mais tarde, enfrentou a italiana Odette Giuffrida e conquistou o terceiro lugar da categoria até 66 kg de judô.
Larissa Pimenta leva bronze no judô
Kim Kyung-Hoon / REUTERS
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias