11 de outubro de 2024

Rafael Nadal anuncia que vai se aposentar do tênis

A capacidade de salvar jogadas que pareciam impossíveis ou de virar partidas em que estava em desvantagem se tornou a marca de Nadal. Mas também cobrou um preço: ele sofreu com lesões durante parte da carreira. Rafael Nadal anuncia a aposentadoria
O tenista espanhol Rafael Nadal vai se aposentar.
Para um atleta como Rafael Nadal é ainda mais difícil dizer que “não dá mais”. Ele contou que os últimos dois anos foram difíceis porque não tem sido mais capaz de jogar sem limitações físicas. Consequência de uma carreira em que a resiliência foi tão valiosa quanto o talento.
A capacidade de salvar jogadas que pareciam impossíveis ou de virar partidas em que estava em desvantagem se tornou a marca de Rafael Nadal. Mas também cobrou um preço. O espanhol sofreu com lesões durante parte da carreira. E, mesmo assim, sempre conseguiu se recuperar, com a mesma força e dedicação que apresentava nas quadras.
Dessa vez, aos 38 anos de idade, não dá mais. Ele disse que nesta vida tudo tem um princípio e um fim, e é o momento adequado para colocar ponto final a uma longa carreira.
A última competição será em novembro na Espanha: fase final da Copa Davis, o campeonato de seleções do circuito mundial.
Rafael Nadal se profissionalizou em 2001 com apenas 15 anos e no total tem 92 títulos. Entre os homens, é o segundo tenista que mais venceu Grand Slams – como são chamados os quatro principais torneios do tênis mundial: 22. O sérvio Novak Djokovic tem 24, e o suíço Roger Federer, 20.
Rafael Nadal anuncia que vai se aposentar do tênis
Jornal Nacional/ Reprodução
Destes 22 títulos, Rafael Nadal conquistou 14 em Roland-Garros, o aberto da França. Nenhum outro jogador ganhou tantas vezes o mesmo grand slam. A estátua é uma homenagem à trajetória do tenista espanhol em Paris. O primeiro título lá foi em 2005, aos 19 anos. O último, em 2022, aos 36.
Para Roger Federer e Novak Djokovic, os outros dois tenistas que dominaram a modalidade nas últimas décadas, vencê-lo em Paris é uma das missões mais difíceis do tênis.
Rafael Nadal é um atleta que viveu no limite os desafios, as dores e, principalmente, as glorias do esporte.

Mais Notícias